ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Justiça decide que perseguido pela Ditadura no MS será indenizado

Nyelder Rodrigues | 25/04/2013 20:13
Documento apontam que Borralho foi perseguido entre 79 e 87 (Foto: João Garrigó)
Documento apontam que Borralho foi perseguido entre 79 e 87 (Foto: João Garrigó)

O TRF3 (Tribunal Regional Federal) decidiu que um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado, Haroldo Borralho, deve ser indenizado por ter sido perseguido durante a Ditadura brasileira.

Atual coordenador de Meio Ambiente da Cedacampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), Borralho foi vigiado durante anos por órgãos de repressão do regime político encabeçado pelos militares.

Conforme a decisão judicial, dos desembargadores federais Johonsom di Salvo e Regina Helena Costa, Haroldo deve receber R$ 10 mil por danos morais, corrigidos monetariamente e com juros de mora desde a citação.

Haroldo já havia ganhado a ação, mas a União recorreu da decisão, não acatada pelos desembargadores Johonsom e Regina. Apenas a desembargadora Consuelo Yoshida aceitou, parcialmente, a apelação da União, mas foi voto vencido.

Conforme consta no processo, documento do Serviço Nacional de Informações da Presidência da República (SNI) apontou várias aparições públicas e participações de Haroldo Borralho em eventos no período entre 1979 e 1987. Tal documento indica que ele foi vigiado e perseguido, mesmo que de forma escondida.

Neste mês, Borralho e Sérgio Onça, também fundador do PT, iniciaram os depoimentos sobre a ditadura no Comitê Memória, Verdade e Justiça em Mato Grosso do Sul, a popularmente chamada Comissão da Verdade. A oitiva foi feita na Assembleia Legislativa.

Nos siga no Google Notícias