ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Política

Justiça decreta prisão preventiva de oito presos na Fazendas de Lama

Ricardo Campos Jr. e Paulo Yafusso | 14/05/2016 10:07
Policia Federal apreendeu documentos durante operação Fazendas da Lama na terça-feira (10). (Foto: Fernando Antunes)
Policia Federal apreendeu documentos durante operação Fazendas da Lama na terça-feira (10). (Foto: Fernando Antunes)

A Justiça Federal decretou a prisão preventiva de oito pessoas presas durante a operação Fazendas da Lama. Os mandados cumpridos na última terça-feira (9) venceriam a meia-noite deste sábado (14), mas a decisão faz com que os suspeitos permaneçam detidos por tempo indeterminado.

Segundo informações apuradas pelo Campo Grande News, a medida atingiu Wilson Roberto Mariano de Oliveira, o Beto Mariano, servidor da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos); a filha dele, Mariane Mariano de Oliveira; o ex-secretário estadual de obras Edson Giroto; a mulher dele, Rachel Rosa de Jesus Portela Giroto; o empresário João Amorim; a filha dele Ana Paula Amorim Dolzan; a sócia dele Elza Cristina Araújo dos Santos e o empresário Flávio Henrique Garcia Scrocchio, preso em Tanabi (SP).

Mariane e Elza estavam em regime domiciliar e ainda não se sabe se a prisão preventiva irá alterar de alguma forma o benefício.

Ao todo 15 pessoas haviam sido presas. O servidor da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) Hélio Yudi Komiyama conseguiu reverter a prisão e foi solto na sexta-feira (13).

Renata Amorim Agnoletto e Ana Lúcia Amorim (filhas de João Amorim); Ana Cristina Pereira da Silva; André Luiz Cance, ex-secretário estadual adjunto de Fazenda; Evaldo Furrer Matos, de Rio Negro e Maria Vilma Casanova, ex-presidente da Agesul ainda não tiveram as prisões temporárias convertidas em preventivas e podem ser soltos ao fim do dia.

Operação - As investigações estão relacionadas a desvio de recursos federais, na execução de obras em rodovias no Estado.Os investigados são suspeitos de fazerem parte de uma organização que fraudava licitações e obtinha dinheiro de forma ilícita, mediante pagamentos às empreiteiras por serviços não executados ou feitos com qualidade inferior ao que foi contratado.

Foi identificado desvio de R$ 44 milhões e a formação de uma “rede de laranjas” composta por familiares e terceiros para a lavagem do dinheiro obtido de forma ilícita. Esses valores, conforme apontou a investigação, foram usados principalmente na compra de fazendas, que totalizaram 67 mil hectares espalhados em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias