ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Justiça Eleitoral barra candidatura ao Senado de Alcides Bernal

Ludyney Moura e Filipe Prado | 30/07/2014 19:10
Decisão da Justiça Eleitoral do Estado impede candidatura de Alcides Bernal ao Senado. (Foto: Marcelo Victor)
Decisão da Justiça Eleitoral do Estado impede candidatura de Alcides Bernal ao Senado. (Foto: Marcelo Victor)

A Justiça eleitoral impugnou a candidatura ao Senado do prefeito cassado da Capital, Alcides Bernal, presidente regional do PP. A decisão que proibiu o progressista de disputar as próximas eleições foi tomada no fim da tarde desta quarta-feira (30) em sessão plenária do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

O Tribunal recebeu três pedidos de impugnação do registro de candidatura de Bernal, sob a alegação de que a cassação do ex-prefeito, levada à cabo pela Câmara de Campo Grande, o deixou inelegível pelos oito anos subsequentes ao término do mandato. Outra fator lembrado pelos requerentes, foi o desrespeito do pepista ao prazo legal de desincompatibilização do cargo, uma vez que voltou ao cargo em maio passado.

Para a PRE (Procuradoria Regional Eleitoral), ao assumir o cargo, ainda que de forma provisória, em 15 de maio deste ano, Bernal foi prefeito de Campo Grande em um prazo menor do que os seis meses anteriores à data do pleito, marcado para 5 de outubro.

“ Ele próprio determinou a substituição das chaves do paço municipal e determinou que os secretários fizessem o mesmo em suas secretarias”, afirmou o Procurador Regional Eleitoral, Emerson Kalif Siqueira, que destacou aos magistrado que a Procuradoria não acatou o pedido de impugnação apresentado pelo PHS.

Responsável pela relatoria do caso de Bernal, o juiz federal Heraldo Garcia Vitta, votou pelo indeferimento do registro de candidatura ao Senado do ex-prefeito. “Seria um contrassenso autorizar a candidatura ao senado de um prefeito cassado por infração política-administrativa”, defendeu o magistrado.

Para o relator, Bernal também não respeitou o prazo para se desligar da Prefeitura. “Ele (Bernal) retornou temporariamente à Prefeitura. Nesse interregno ele esteve lá como agente público e deu ordens exercendo a função administrativa e um poder hierárquico que fez agir como prefeito, sob tutela jurisdicional”, ponderou Vitta.

Apenas o desembargador Divoncir Maran foi favorável à liberação do registro da candidatura ao Senado do presidente regional do PP, sob a alegação de que a sentença que afastou o prefeito cassado do mandato está sub judice, e que se revertida, afastaria a inegibilidade de Bernal.

O advogado responsável pela defesa de Bernal no Tribunal é também o seu segundo suplente, Wilton Edgar Acosta, e prometeu brigar pelo direito de seu cliente participar do pleito de 2014. “Nós temos duas alternativas, ou entramos com recurso ou substituímos o candidato. Mas, ainda temos um longo caminho para tentar permanecer na disputa até o final das eleições”, disse o advogado.

A defesa de Bernal tem agora até dois dias para tentar reverter a decisão no próprio Tribunal, antes de tentar levar o caso para a instância superior, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Até que a questão esteja julgada em definitivo, o candidato ao Senado do PP está liberado para fazer campanha.

Nos siga no Google Notícias