ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Justiça Eleitoral determina bloqueio de perfis fakes do Facebook

Ludyney Moura | 18/09/2014 23:40

A utilização de perfis falsos na maior rede social do mundo, os chamados “fakes”, no Facebook, tem sido combatida pela Justiça Eleitoral. Nesta quinta-feira (18) o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) concedeu liminares determinando bloqueio de sete perfis usados para atacar candidatos.

O candidato do PMDB ao Governo do Estado, conseguiu que a Justiça determinasse o bloqueio de duas páginas na rede social que ofendiam sua imagem pessoal. Além do encerramentos dos perfis, em 48 horas, o desembargador Osmero Osme Dias Lopes, solicitou que o Facebook encaminhe para a Polícia Federal s perfis de usuários vinculados à administração dessas páginas, os respectivos números de IPs (internet protocol) de onde foram feitos logins nos perfis do primeiro item, e os endereços eletrônicos (e-mails), números de telefone celular e dados pessoais vinculados a esses perfis.

Delcídio do Amaral, candidato do PT ao cargo de governador, e Antônio João Hugo Rodrigues, candidato do PSD ao Senado Federal, também foram beneficiados pela mesma medida. O petista solicitou o bloqueio de um perfil, e o social-democrata pediu a exclusão de quatro “fakes”.

Antônio João também foi beneficiado em uma determinação que manteve o bloqueio de postagens de um usuário, identificado, que publicou postagens que a Justiça Eleitoral entendeu como ofensivas ao postulante ao cargo de senador. Segundo o próprio Facebook, quase 90 milhões de brasileiros utilizam a rede social no país.

Nos siga no Google Notícias