ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Justiça Eleitoral manda Embratel tirar Youtube do ar em Campo Grande

Aline dos Santos | 25/09/2012 12:48

Site descumpriu liminar para remoção de vídeos com denúncias contra Bernal

A Justiça Eleitoral determinou que o site Youtube seja retirado do ar por 24 horas em Campo Grande. A ordem do juiz Amaury da Silva Kunkliski consta na mesma decisão que manteve o mandado de prisão contra o diretor do Google (que controla o Youtube).

O site descumpriu liminar para a remoção de vídeos com denúncias envolvendo Alcides Bernal (PP), candidato a prefeito da Capital.

O magistrado determinou a suspensão, por 24 horas, do acesso a todo conteúdo informativo do Youtube na cidade de Campo Grande ou, se o cumprimento da medida for impossível, em Mato Grosso do Sul.

A assessoria de imprensa da Embratel informou que aguarda notificação da Justiça Eleitoral do Estado para se manifestar sobre o assunto.

Os vídeos trazem denúncias anônimas de instigação à prática de aborto, embriaguez, lesão corporal contra menor e enriquecimento ilícito.

Após a Justiça determinar a retirada dos vídeos, a pedido da assessoria jurídica do candidato, o Google informou não se tratar de propaganda eleitoral negativa.

A empresa entrou com recursos na Justiça para manter os vídeos e revogar o mandado de prisão contra o diretor Fábio José Silva Coelho. A prisão por desobediência foi decretada na última quinta-feira pelo juiz eleitoral Flávio Saad Peron. No sábado, foi solicitada a revogação da decisão, que foi indeferida pelo magistrado.

Também no fim de semana, o Google entrou no TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) com pedido de habeas corpus, que foi indeferido.

De acordo com o advogado Lênio Ben Hur, a liminar obrigou o Youtube, Facebook e Flickr (Yahoo) a retirarem vídeos com divulgação de material apócrifo (anônimo) sobre o candidato. Os dois últimos cumpriram a decisão.

Nos siga no Google Notícias