ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Justiça impede Correio do Estado de divulgar matérias sobre Delcídio

Ludyney Moura | 20/08/2014 14:56
Delcídio e Antônio João já foram aliados políticos (Fotos: Divulgação)
Delcídio e Antônio João já foram aliados políticos (Fotos: Divulgação)
O empresário chegou a ser suplente do petista em seu primeiro mandato
O empresário chegou a ser suplente do petista em seu primeiro mandato

Uma decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), publicada no final da noite desta terça-feira (19), impediu o jornal Correio do Estado publique matérias que, na avaliação do órgão, ofendam a honra e a imagem do candidato do PT ao governo do Estado, senador Delcídio do Amaral, sob pena de multa que pode chegar a R$ 200 mil para cada descumprimento.

A decisão é o desembargador corregedor do TRE, Divoncir Schreiner Maran, que entendeu que o periódico, “aproveitando-se da liberdade de expressão e do tratamento diferenciado de que se beneficia a imprensa escrita em relação a outros meios de comunicação, vem distorcendo abusivamente os fatos noticiosos em relação à pessoa do autor, utilizando-se de expressões e termos abusivos, inverídicos e depreciativos, com o propósito de ofender a honra e a imagem do candidato autor, além de disponibilizar espaço significativo de matérias favoráveis ao candidato a governador Reinaldo Azambuja da coligação do dono do periódico, influenciando o eleitorado e causando desequilíbrio no pleito, por flagrante abuso do meio de comunicação”, definiu o magistrado.

Quem ingressou com a ação foi o próprio senador, Delcídio do Amaral Gomez, e sua coligação, composta ao todo por 12 partidos, incluindo o próprio PT. O candidato argumentou à Justiça que as matérias vinculadas no jornal, extrapolaram o senso crítico “comumente aceitável”.

A alegação foi aceita pelo magistrado, que entendeu que todas as publicações analisadas na ação acabaram “transbordando do direito constitucional de livre manifestação do pensamento e de liberdade de comunicação e informação”.

Delcídio também entrou com a ação em desfavor do sócio-proprietário da empresa jornalística, o candidato ao Senado pelo PSD, Antônio João Hugo Rodrigues, alegando que o empresário utilizava seu jornal “como instrumento de manipulação da opinião pública, cometendo excessos e abusos em face da legislação e manobras maliciosas de propaganda subliminar maquiada de notícias jornalísticas em desrespeito aos princípios ético-morais, político-eleitorais e à própria Justiça Eleitoral”.

Outro lado – Antônio João Hugo Rodrigues foi procurado pela reportagem, mas por meio de sua assessoria ele afirmou que está afastado temporariamente da direção do Correio do Estado. Já o advogado da empresa, Laércio Arruda Guilhem, revelou que vai recorrer da decisão.

“Isso é absurdo. O próprio TRE já reconheceu que o Correio do Estado não incorreu em excessos. O Delcídio está com um temor descabido, ele já entrou com umas 10 ações tentando impedir toda matéria contra ele. A própria PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) já reconheceu que o jornal agiu dentro de seu mister, rejeitando sete pedidos do candidato”, afirmou o advogado, emendando que tão logo a empresa seja notificada pela Justiça entrará com recurso.

Nos siga no Google Notícias