ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Justiça nega, mais uma vez, retorno de procurador denunciado à Câmara

A defesa de André Scaff entrou com um mandando de segurança justificando que o afastamento era desnecessário

Mayara Bueno | 27/07/2017 12:02
Procurador da Câmara, André Scaff. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Procurador da Câmara, André Scaff. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

A Justiça negou, mais uma vez, o pedido do procurador jurídico da Câmara Municipal, André Scaff, de retomar o cargo, do qual está afastado desde 22 de novembro de 2016. Principal alvo da Operação Midas, que investiga lavagem de dinheiro, o servidor ficou preso durante 44 dias e liberado com a condição de se manter longe de suas funções na casa de leis.

Este mês, o procurador já havia pedido a revogação do afastamento. A solicitação foi negada e, posteriormente, a defesa entrou com um mandado de segurança no TJMS (Tribunal de Justiça de MS), negado pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro.

“Passado mais de seis meses daquele julgamento, o ora impetrante suscita “fatos novos”, no sentido de que já houve encerramento das investigações e oferecimento da denúncia”, argumenta o magistrado. No entanto, a medida cautelar, que foi o afastamento, foi justificada pelo receio da utilização do cargo para praticar “infrações penais”.

“Se é assim”, acrescenta o desembargador, é arriscado autorizar a volta de Scaff, já que ele é denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, “por suposto uso do prestígio da função pública para cometer os citados delitos”.

No mandando, a defesa afirmou que não há mais como o acusado interferir na produção de provas. “Se é que isso, de fato ocorreu, haja vista a ausência de clareza na referida “ameaça””, disse.

André é concurso da Câmara foi admitido em 1º de março de 1985 por meio de concurso público. Desde que foi afastado, o funcionário deixou de receber parte da remuneração, que, segundo seu advogado, José Wanderley Bezerra, é dependente do efetivo exercício da função. Ainda é possível recorrer da decisão e a defesa vai analisar se usa o recurso.

Denunciado - Scaff foi o principal alvo da Operação Midas, que apura os crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa e falsidade ideológica.

Ele também é suspeito de receber propina no valor de R$ 3 milhões, para aditar e renovar contratos de empresas prestadoras de serviços com a prefeitura, no período em que foi secretário de finanças, na gestão de Gilmar Olarte – que durou de março de 2014 a agosto de 2015.

Nos siga no Google Notícias