ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Justiça suspende votação de projeto que beneficia agente tributário

Edivaldo Bitencourt e Leonardo Rocha | 11/03/2015 10:41

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concedeu liminar e suspendeu, nesta quarta-feira (11), a votação do projeto de lei que transforma a nomenclatura de agente tributário estadual em fiscal de tributos estaduais de mercadorias e trânsito. Na expectativa da votação de proposta, cerca de 200 fiscais de renda e agentes lotaram o plenário da Assembleia Legislativa na manhã de hoje.

A liminar foi concedida pelo desembargador Dorival Renato Pavan, que acatou pedido do Sindifisca (Sindicato dos Fiscais de Renda de Mato Grosso do Sul). De acordo com o presidente da entidade, Cloves Silva, a categoria decidiu recorrer à Justiça mesmo com o compromisso do presidente da Assembleia, deputado Junior Mochi (PMDB), de que o projeto não seria votado pelos deputados estaduais.

Eles tinham este temor porque o projeto foi aprovado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Silva citou que com a aprovação da mudança na nomenclatura, os agentes tributários poderiam requerer a equiparação salarial e funcional com os fiscais de renda.

“O projeto não respeita o princípio do concurso público”, alertou o sindicalista. O Sindifisca também alegou que a discussão é discutida pelo Supremo Tribunal Federal. “A mudança geraria instabilidade para o fiscal de rendas, que ficaria desestimulado”, concluiu.

O presidente do Sindate (Sindicato dos Agentes Tributários), Marco Aurélio Cavalheiro, espera que o Governo e a Assembleia recorram contra a liminar. “Os argumentos usados não são verídicos”, destacou.

Ele defendeu a aprovação do projeto, porque regulamenta a função do agente tributário estadual e dá mais segurança à categoria. “As atribuições vão continuar as mesmas”, garante Cavalheiro. Na sua avaliação, os fiscais de renda trabalham contra a proposta por “vaidade”.

Nos siga no Google Notícias