ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

Justiça vê “fatos graves”, mas nega de novo afastar presidente da Omep

Ministério Público argumentou momento "propício e absolutamente necessário” diante de novas ilicitudes

Mayara Bueno | 17/02/2017 11:20
Sede da Omep, alvo de operação do Gaeco. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Sede da Omep, alvo de operação do Gaeco. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

“Não se pode ignorar que existe uma investigação de fatos graves”, pontuou a Justiça na ação em que o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) pede o afastamento a presidente da Omep (Organização Mundial pela Educação Pré-Escolar) de Campo Grande, Maria Aparecida Salmaze. Mesmo assim, decidiu manter a dirigente no cargo, levando em consideração que ela ainda não se defendeu na ação.

Outro ponto da decisão é o fato de que Maria Aparecida já, em tese, está afastada de suas funções. Presa durante operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a presidente foi solta dias depois com a condição de ficar fora da direção da Omep. “O que tiraria a necessidade da medida aqui pleiteada”.

Também afirma que o direito de defesa dela em relação aos fatos investigados ainda não foi exercido. “E como disse a defesa, em seis meses contados de janeiro, os recursos públicos terão o seu repasse terminado”.

Esta foi a segunda vez que o Ministério Público pediu o afastamento da presidente, a primeira tentativa foi rejeitada. Para basear a ação, a Promotoria argumentou que era “propício e absolutamente necessário” diante de novos elementos, novas ilicitudes e provas.

A Justiça reconhece a situação, afirmando que o caso “aparenta ter muitos elementos indiciários” conta Maria Aparecida e contra outros membros da diretoria.

Por fim, a determinação lembra acordo feito entre o MPE e a prefeitura, este ano, prevendo a demissão programada e fim dos convênios até julho deste ano. “A mudança forçada da administração da entidade, no caso, poderia tumultuar a situação que se encaminha para o fim, não alcançaria outros membros da diretoria e, por outro lado, foge dos objetivos desta ação de improbidade administrativa”.

Nos siga no Google Notícias