ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Lei da Pesca passa com redução de petrechos e protesto

Redação | 13/04/2010 12:15

Depois de muita polêmica, a Lei da Pesca foi aprovada de forma conclusiva pela Assembleia Legislativa, incluindo emendas que reduzem a quantidade de petrechos liberados nos rios de Mato Grosso do Sul.

Duas das principais emendas restritivas são de autoria do presidente da Casa, Jerson Domingos (PMDB). A proposta apresentada pelo Executivo previa a liberação de 20 equipamentos do tipo conhecido como "João Bobo" e 15 anzóis de galho.

Após muita discussão, emendas, e idas e vindas do projeto para as comissões temáticas, ficou definida a liberação de 10 tipos de João Bobos e 10 anzóis de galho.

Outra emenda aprovada restringe o uso de motores de popa, porque segundo o presidente do Legislativo destrói as matas ciliares e contribui de forma decisiva para o assoreamento dos rios.

"Os rios do Estado não suportam mais este fluxo", opinou o parlamentar.

Pescadores de várias colônias, de municípios como Corumbá, Miranda, Ladário, Bonito e Aquidauana, lotaram o plenário da Assembleia para acompanhar a votação conclusiva.

Várias reuniões técnicas foram realizadas com a presença de técnicos do governo do Estado, Embrapa Pantanal, secretaria de Meio Ambiente, ONGs e ambientalistas, na tentativa de construir uma proposta que não agredisse a natureza e nem atrapalhasse a pescaria profissional no Estado.

O projeto final, é claro, não agradou a todos. A proposta acabou passando em plenário com o voto contrário de quatro deputados: Paulo Corrêa (PR), Paulo Duarte (PT), Pedro Teruel (PT) e Amarildo Cruz (PT). Outros nove parlamentares se posicionaram a favor.

Corrêa chegou a apresentar, no fim do ano passado, um projeto substitutivo, proibindo o uso de petrechos, entre outras restrições. Mas a proposta não prosperou e acabou sendo derrubada nas comissões de mérito.

Hoje de manhã, ele ocupou a tribuna da Casa para protestar e dizer que o meio ambiente foi o mais prejudicado com a aprovação da Lei. Ele chegou a ser vaiado pelos pescadores ao se posicionar contra a aprovação da proposta.

"Me sinto em clima de velório pela falta de sensibilidade de alguns deputados, que vão permitir a aprovação de um projeto que prejudica tanto o meio ambiente", disparou.

O deputado Paulo Duarte (PT) também avisou que vai contestar a aprovação da Lei na Justiça. A ação terá apoio de toda a bancada do PT e do deputado Paulo Corrêa.

Para os técnicos da Embrapa Pantanal, a utilização de tais petrechos não agride o meio ambiente. Segundo a pesquisadora Emiko Rezende, a proposta apresentada pelo governo é bem mais restritiva que a portaria do Ibama.

Nos siga no Google Notícias