ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Lei sancionada por Azambuja muda regras para eleição de diretor de escola

Paulo Yafusso | 13/07/2015 18:27
Com a nova Lei, eleição nas escolas será em dezembro (Foto: Fernando Antunes)
Com a nova Lei, eleição nas escolas será em dezembro (Foto: Fernando Antunes)

Os mandatos dos diretores e adjuntos das escolas da rede estadual de ensino serão prorrogados até 31 de dezembro deste ano, para que possa ser feita a adequação do calendário às novas regras da eleição, estabelecida na Lei sancionada hoje pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e que será publicado no Diário Oficial do Estado que circula nesta terça-feira (14). Segundo o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Botareli, a Lei atende as reivindicações que a categoria vinha apresentando há anos, como a participação dos servidores administrativo e a inclusão das escolas de tempo integral no processo eleitoral. Pela regra anterior, a eleição seria em outubro.

De acordo com a Lei, o colégio eleitoral será formado por 50% dos servidores efetivo das carreiras profissional de educação básica e apoio à educação básica, bem como os concursados que ocupem cargos de especialista de educação; e os convocados ou contratados temporariamente para o cargo de professor. Mas é preciso que estejam lotados e em efetivo exercício na escola da rede estadual. Não poderão participar aqueles que, na data da eleição, estejam licenciados para atuação sindical e aqueles que até 180 dias antes da data da eleição tenham tirado licença, superior a 90 dias, por qualquer motivo.

Os outros 50% do eleitorado será formado por pais ou representantes legais dos alunos menores de 18 anos, e de alunos matriculados a partir do 8º ano do ensino fundamental. A lei define que o pai ou a mãe só poderá votar uma vez, mesmo que tenha mais de um filho na escola. A Lei fixa ainda, que poderão concorrer aos cargos de diretor ou diretor adjunto, os servidores efetivos dos cargos de professor e administrativo. Os mandatos serão de 3 anos e o diretor e adjunto só poderão tentar a reeleição uma vez.

A Lei sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja deixa claro também, os atuais diretores e adjuntos só poderá concorrer mais uma vez, pois já será contado o atual mandato. Segundo Botareli, outra reivindicação da categoria que consta na Lei sancionada, é a que exclui do processo eleitoral as escolas conveniadas, que atendem as Uneis (Unidades Educacionais de Internação) e os presídios, além dos centros de educação infantil, os centros de formação de professores, de educação profissional e os de educação para jovens e adultos.

As candidaturas poderão ser por meio de chapas ou individual, sendo que o registro individual somente será permitido para o cargo de diretor e, nesse caso, o eleito fará a escolha do seu adjunto, com base nos profissionais que compõem o Banco Único de Dados.

De acordo com a Fetems, em todas as 362 escolas são realizadas eleições para diretor. O vencimento varia. Os que têm carga horária de 20 horas/aula recebe dobrado, e os que têm jornada de 40 horas/aula recebem gratificação, que varia de acordo com a estrutura da escola e o número de alunos e professores. São seis classificações, cuja gratificação varia vai de R$ 1.085,00 a R$ 1.627,00. A eleição será em dezembro e a posse no início de janeiro.

Nos siga no Google Notícias