ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Lei sobre informação nos poderes do Estado deve ser debatida, afirma Jerson

Helton Verão | 20/08/2013 16:54

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Jerson Domingos (PMDB), classificou como de extrema importância o projeto de lei do Poder Executivo que dispõe sobre a lei de acesso à informação nos poderes do Estado.

Para isso, será realizada audiência pública no próximo dia 9 para debater o projeto. “A Mesa Diretora endossa a realização da audiência, proposta pelo relator, deputado Marquinhos Trad. É essencial esse debate para que os cidadãos possam se informar melhor e opinar sobre a questão”, diz Jerson.

O projeto de lei está em tramitação e se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Após aprovação em plenário, terá que ser sancionado e regulamentado pelo governo do Estado.

O projeto de lei 126/2013 foi criado por uma comissão formada por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública, com o objetivo de criar um padrão a ser seguido em todo o estado buscando facilitar ao cidadão sul-mato-grossense o acesso a informação nos órgãos públicos. Cada instituição deverá manter um portal da transparência, onde serão encontradas informações sobre estrutura organizacional, registro de transferências de valores, assim como despesas e informações sobre licitações.

Também deverá ser criado o serviço de informação ao cidadão com o objetivo de orientar e fornecer informações específicas quanto à administração pública.

Jerson Domingos lembra que a Assembleia possui um portal da transparência em funcionamento, mas que o projeto visa a criar um padrão para a divulgação de informações. “Se observar o portal hoje, não só da Assembleia, mas de todos os poderes, há muitas diferenças nas formas e maneiras de sua publicação. A interpretação do portal anterior causa muita dúvida sobre o que podemos ou não divulgar, respeitando os limites constitucionais e a privacidade dos servidores”, explica o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias