ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Líder de prefeitos faz lobby por PEC dos precatórios

Redação | 24/07/2009 10:00

O presidente da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), João Coser, que está em Campo Grande, aproveitou para fazer lobby junto à bancada federal de Mato Grosso do Sul pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que estabelece regras para pagamento de precatórios.

O principal ganho, segundo ele, é a mudança do índice de correção, do IPGP para IPCA, o que permitira às prefeituras zerarem as dívidas em 20 anos. Caso o projeto não seja aprovado, as dívidas podem dobrar nas próximas duas décadas.

Coser disse que hoje o município de São Paulo tem a maior dívida.

Além disso, a PEC cria obrigação, mas a destinação de recursos do orçamento ao pagamento de precatórios fica limitada em 3% no caso dos Estados e União e 1,5% para os municípios.

O projeto já passou pelo Senado e agora está na Câmara Federal. Se sofrer alterações volta ao Senado.

Coser falou sobre a necessidade de aprovação da PEC ao senador Delcídio do Amaral (PT) e deputados federais Antônio Carlos Biff (PT) e Nelson Trad (PMDB).

O senador Delcídio disse que é favorável e o Senado votou neste sentido porque acredita que a medida é importante para equacionar a questão. "Essa PEC é necessária para os prefeitos pagarem o que é justo", disse.

Ele lembrou que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) promoveu manifestações contra a PEC e defende que da mesma forma os prefeitos também se manifestem.

Coser veio ontem a Campo Grande para o I Seminário Nacional de Prefeitos Empreendedores, realizado no Sebrae. Nesta manhã participou de vistoria em obras, acompanhado dos parlamentares e do prefeito, Nelson Trad Filho (PMDB).

Nos siga no Google Notícias