ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Lideranças enviam nesta semana representação contra presidente da OAB

Leonardo Rocha | 09/10/2013 09:45
Júlio César foi contratado por Bernal, apesar do prefeito ser investigado pela OAB/MS (Foto: Arquivo)
Júlio César foi contratado por Bernal, apesar do prefeito ser investigado pela OAB/MS (Foto: Arquivo)

As lideranças que fazem oposição a gestão do presidente da seccional OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Julio César, irão enviar nesta semana a representação contra o presidente, pedindo intervenção do Conselho Federal da entidade por entender que após firmar contrato com o prefeito Alcides Bernal (PP), Julio César está impedido “moralmente” de continuar no cargo, pois o prefeito também está sendo processado pela instituição.

“Não vamos recuar, estávamos decidindo os últimos pontos finais e ainda esta semana enviamos a representação ao Conselho (Federal)”, afirmou o advogado Marco Túlio Murano.

Julio César foi contratado por Bernal em regime de urgência, sem uso de licitação, para entrar com ação na justiça buscando elevar o índice de ICMS de Campo Grande. Ele irá receber R$ 11,2 mil por mês, além de percentual sobre o êxito na ação contra o governo estadual.

Marco Túlio afirmou que não houve nenhuma justificativa do presidente ao grupo de lideranças, até pelo fato destes não buscarem esta explicação. “Vamos entrar em contato direto com o órgão que é responsável por esta questão, que é o Conselho Federal”, destacou.

Se houver a intervenção, o vice-presidente da entidade, André Xavier, assume a função e não seria convocada uma eleição de forma imediata. De acordo com o advogado Alexandre Bastos, que faz parte do grupo de oposição, se Júlio César desistisse do contrato poderia voltar a ser presidente da seccional. “Tem de escolher ser advogado ou presidir a ordem, que exige a renuncia a interesse privado”.

Bastos explicou que esta relação de trabalho com o prefeito mistura o fiscalizado com o fiscalizador, já que Bernal está sendo investigado pela entidade e o presidente tem como prerrogativa pedir arquivamento dos processos.

O Conselho Federal pode intervir sempre que houver violação da lei ou regulamento geral. A aprovação, porém, depende da aprovação de dois terços dos delegados e é algo extraordinário. “Toda intervenção jurídica sempre se dá de maneira extraordinária e para corrigir possível defeito e enquanto persistir”, opinou Bastos.

Nos siga no Google Notícias