ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Lula insiste para PT lançar 2 ao Senado e apoiar André

Redação | 30/08/2009 08:22

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não desistiu de unir o PT e o PMDB em Mato Grosso do Sul. Reportagem deste domingo do jornal o Estado de São Paulo mostra que ele trabalha para montar o palanque da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, no Estado.

Pela proposta, o PT lançará dois candidatos ao Senado e apoiaria a reeleição do governador André Puccinelli (PMDB). O jornal paulista não cita nomes, mas os petistas poderão lançar o senador Delcídio do Amaral, que disputará a reeleição, e o ex-governador Zeca do PT, que sonha com a vaga há muito tempo.

No entanto, a união não será fácil, já que os dois pré-candidatos a governador, Puccinelli e Zeca do PT, estão em campanha. Lideranças do PT consideram a candidatura petista ao Governo irreversível, principalmente, depois da união interna da sigla.

Reunião - De olho na aliança com o PMDB, Lula já se reuniu com os governadores do Paraná, Roberto Requião, de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e com o prefeito de Goiânia (GO), Íris Rezende. Ele pediu a garantia de palanque a Dilma. Também procurou dificultar a aliança com os tucanos no Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso.

Lula ainda trabalha, conforme o jornal, para contar com o apoio do PP, PR, PCdoB e PSB.

Divididos - Em Mato Grosso do Sul, os candidatos ao Senado estão dividindo o PMDB. Apesar de Lula articular para que as vagas fiquem para o PT, o governador trabalha para manter a base unidade e evitar debandada.

O senador Valter Pereira (PMDB) quer a garantia da sigla de que irá disputar a reeleição para não deixar a legenda. No entanto, ele tem um adversário de peso, o presidente regional do partido, o deputado federal Valdemir Moka, e as pré-candidaturas dos prefeitos de Campo Grande, Nelsinho Trad, e de Três Lagoas, Simone Tebet.

Nos siga no Google Notícias