ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Lula pedirá estudo sobre repactuação de dívida

Redação | 01/02/2008 12:05

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu ao governador André Puccinelli (PMDB) que irá solicitar ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, um estudo imediato sobre a possibilidade de repactuação da dívida de Mato Grosso do Sul com a União. O compromisso foi assumido durante reunião hoje (1) no Planalto, também com a participação de 16 deputados federais do PMDB, integrantes da bancada do Centro-Oeste.

Durante o encontro, Puccinelli ressaltou que a dívida como está posta, de mais de R$ 6,5 bilhões, inviabiliza investimentos no Estado. O presidente não descartou a possibilidade de rever o pagamento, mas só após o estudo que será realizado pela Fazenda.

Outro ponto discutido entre presidente, governador e deputados foi a federalização da MS-040, que no governo Zeca do PT foi repassada ao Estado. Puccinelli pediu a retomada da rodovia pelo governo federal para repassar também à União a responsabilidade com a manutenção. Resposta semelhante à primeira reivindicação foi dada pelo presidente, que assegurou encaminhar ao Ministério dos Transportes solicitação para estudo sobre o caso.

O embargo determinado pela União Européia a carne brasileira também esteve na pauta de discussões, com mias um compromisso assumido pelo presidente de determinar a criação de uma equipe com o objetivo de reverter a situação.

Visita - O presidente da bancada, deputado federal Geraldo Resende, aproveitou a oportunidade para formalizar um convite ao presidente Lula para visita ao Estado, especificamente a Dourados, para inauguração de obras da UFGD e lançamento da recuperação da BR 163, nos trechos entre Nova Lavorada do Sul e Vila Vargas. Lula disse que pretende vir a Mato Grosso do Sul, mas quer agendar a visita para data de lançamento de novas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e inauguração do Frigorífico Bertin, que ainda está indefinida.

Nos siga no Google Notícias