ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Lula será denunciado hoje na Lava Jato por causa do triplex

Christiane Reis | 14/09/2016 14:03
Ex-presidente está na mira da Justiça. (Foto: Agência AFP)
Ex-presidente está na mira da Justiça. (Foto: Agência AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será denunciado nesta quarta-feira (14) pela força-tarefa da Operação Lava Jato, por causa do caso triplex do Guarujá, segundo informações da Folha de São Paulo. Esta é a primeira denúncia contra ele encaminhada ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação na Justiça Federal do Paraná.

Acusado de ter sido beneficiado pela reforma do imóvel, feita pela construtora OAS, cujos recursos teriam esquema de corrupção na Petrobrás. As benfeitorias feitas no triplex, que foi construído pela cooperativa Bancoop e teria sido adquirido por Lula e esposa em 2005, custaram R$ 2,4 milhões, segundo a Polícia Federal.

Ainda segundo a Folha de São Paulo, além do ex-presidente, também foram denunciados a ex-primeira-dama Marisa Letícia; os executivos da OAS Leo Pinheiro, Agenor Franklin Medeiros e Paulo Gordilho; o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto; Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.

A OAS também pagou a mudança do acervo de Lula em Brasília, após o término do seu mandato presidencial. Segundo a PF, R$ 1,3 milhão foram gastos no contrato de transporte, feito em nome da construtora, mas destinado ao ex-presidente.

Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba trabalharam até na madrugada desta quarta-feira (14) para concluir a acusação formal contra o ex-presidente.

Denúncia - A denúncia não quer dizer que o petista é culpado. Se ela for aceita pelo juiz federal Sergio Moro, Lula passará à condição de réu pela primeira vez em uma ação criminal resultante das investigações em curso em Curitiba.

O trabalho entrou na reta final após a realizações de oitivas de políticos, como o ex-senador petista Delcídio do Amaral e o ex-deputado federal do PP Pedro Corrêa.

Antes, o petista já havia sido indiciado pela Polícia Federal no caso do tríplex, no fim de agosto, sob suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. A investigação apontou que o tríplex, reformado pela OAS, estaria reservado à mulher de Lula, e que as melhorias foram feitas para beneficiar a família do petista.

Na ocasião, também foram indiciados Marisa, os executivos da OAS Leo Pinheiro e Paulo Gordilho, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto. Parte deles deve estar entre os denunciados. Lula ainda é alvo de outros dois inquéritos na Lava Jato, que apuram se ele é o real proprietário de um sítio em Atibaia (SP), reformado pela construtora Odebrecht, e se as palestras dadas pelo ex-presidente após deixar o governo foram pagas com dinheiro oriundo do esquema da Petrobras. A investigação continua em andamento.

Nos siga no Google Notícias