ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Maioria dos prefeitos tem ensino superior, mas 5 só cursaram o básico

Josemil Arruda | 02/05/2014 15:44

A maioria dos prefeitos de Mato Grosso do Sul tem ensino superior completo, segundo dados da Pesquisa de Informações Básica Municipais (Munic) 2013 divulgadas nesta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). No Estado, 44 dos 79 prefeitos, o que representa 55,69%, alcançaram esse grau de instrução, enquanto a média no País é mais baixa, 38,74%.

Cinco prefeitos do Estado têm apenas o ensino fundamental, que hoje vai até o 9º ano, 17 completaram o ensino médio e 11 fizeram pós-graduação, conforme a pesquisa. Um prefeito tem o ensino médio incompleto e outro o superior incompleto.

A Munic 2013 apresenta dados relativos à gestão e à estrutura dos municípios, a partir da coleta de informações sobre sete temas, contemplando questões relacionadas ao perfil dos gestores municipais, recursos humanos, legislação e instrumentos de planejamento, saúde, meio ambiente, política de gênero e gestão de risco e resposta a desastres.

Em sua 11ª edição, a pesquisa investigou todos os 5.570 municípios, o que inclui os cinco que foram instalados em 2013. A coleta foi realizada entre março e novembro de 2013, tendo como informantes as prefeituras e seus setores.

Poucas prefeitas - Na pesquisa, continua evidenciada a ainda baixa participação feminina nos cargos eletivos de comando. Dos 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul, apenas nove são mulheres, o que representa 12,85% do total. Essa média é similar à nacional, de 12,11%.

 

Nos siga no Google Notícias