ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Maioria dos vereadores muda de opinião e, agora, defende PEC 37

Luciana Brazil | 16/04/2013 12:58
Gastaldi defende PEC e garantiu que categoria se fortalece com o discurso.
Gastaldi defende PEC e garantiu que categoria se fortalece com o discurso.

Vereadores mudaram de opinião após receber a visita dos delegados e do presidente da Adepol (Associação dos Delegados de Mato Grosso do Sul), Fabiano Gastaldi, na manhã desta terça-feira, na Câmara. Na semana passada, os parlamentares apoiaram a PEC 37 (Proposta de Emenda Constitucional) na presença dos promotores de Justiça.

Na ocasião em que promotores estiveram no plenário, a maioria dos vereadores posicionou-se contra a Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como PEC da impunidade. Na sessão de hoje, quase todos os parlamentares mudaram a opinião sobre o projeto. Delegados acompanharam a sessão e se manifestaram à favor da emenda.

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS), uma das poucas a se posicionar contra à PEC na sessão de hoje, disse que a aprovação da emenda vai reduzir o poder do Ministério Público.

A proposta, feita pelo Congresso Nacional, pretende tirar o poder de investigação criminal do Ministério Público. Se aprovada, segundo os promotores, a emenda praticamente inviabiliza investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações dos direitos humanos. A medida torna exclusividade das policias Civil e Federal a investigação dos crimes.

Paulo Siufi (PMDB) frisou que a visita dos promotores, na semana passada, apontava que estes profissionais deixariam de atuar. Porém, a explicação do presidente da Adepol na sessão desta terça-feira, fez ele entender melhor o projeto. “Com a explicação do Fabiano (presidente), eu me convenci de que não se pode tirar o poder de quem não tem. O Ministério Público nunca teve poder de investigação”, disse convicto.

O vereador ainda relembrou a atuação da Polícia Federal, no caso mensalão, do Governo Lula. “A Polícia Federal não teve medo de colocar o dedo na ferida do mensalão e por isso demonstrou a capacidade de investigação”.

Delegados estiveram presentes na sessão. (Fotos:Marcos Ermínio)
Delegados estiveram presentes na sessão. (Fotos:Marcos Ermínio)

Para Paulo Pedra (PDT), a PEC é da “legalidade e não da impunidade”. “Cada qual no seu quadrado”, defendeu o vereador. “Se for preciso o PDT vai à Brasília para firmar este compromisso”.

Na época e que os promotores estiveram no plenário, o vereador Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, disse que ainda estava em dúvida sobre a proposta. “Hoje eu sei que o MPE deve cumprir sua função e a polícia a sua. Cada um tem que cumprir seu trabalho”.

Além da bancada do PSL e do PT, o presidente da Casa de Leis, Mario Cesar (PMDB), também se posicionou a favor da emenda e disse aos delegados que “contem com a Casa e com o obres vereadores”.

O presidente da Adepol aproveitou a ocasião para defender a PEC. “Hoje, aqui na Câmara, fortalecemos a democracia. "E é isso que esperamos do legislativo. Saímos fortalecidos, independente do resultado”.

Para Gastaldi, o Ministério Público está causando um debate político e midiático. “O MP estava falando inverdade”.

Nos siga no Google Notícias