ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Mais votado, ex-governador Zeca vai priorizar assentado e servidor

Edivaldo Bitencourt, Leonardo Rocha e Michel Faustino | 05/10/2014 20:20
Zeca do PT chega no comitê após ser eleito deputado federal (Foto: Marcelo Calazans)
Zeca do PT chega no comitê após ser eleito deputado federal (Foto: Marcelo Calazans)

O vereador de Campo Grande e ex-governador do Estado, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, foi o deputado federal mais votado em Mato Grosso do Sul. Com 160.566 votos, ele prometeu priorizar a luta pelos assentados e servidores públicos.

Logo após ser sagrado nas urnas, o petista recebeu um telefone do candidato a governador Delcídio do Amaral (PT). Ele se colocou a disposição do petista. “A minha prioridade número um é eleger a Dilma (Rousseff, presidente da República) e o Delcídio”, afirmou, no comitê do partido na Via Parque.

Zeca atribuiu a sua expressiva votação a sua história como homem público. “A vitória é do povo, não é minha. Não tenho que ser aplaudido, mas aplaudir cada um que apostou na minha pessoa, no meu nome”, destacou.

Histórico - Zeca do PT nasceu no dia 24 de fevereiro de 1950 em Porto Murtinho (MS). Começou as atividades como bancário em 1973. Ele entrou na política como sindicalista, em 1980 em Campo Grande, assim também como na construção do PT em Mato Grosso do Sul.

Concorreu pela primeira vez ao cargo de deputado estadual em 1982, depois em 1988 foi candidato a vereador de Campo Grande, não obtendo sucesso. Nesta época era dirigente do Sindicato dos Bancários. Em 1990 se elegeu como deputado estadual, conseguindo exercer dois mandatos.

Em 1992 e em 1996 concorreu ao cargo de prefeito de Campo Grande. Nesta última, ele perdeu para André Puccinelli (PMDB) por 411 votos em uma eleição polêmica. Já em 1998 foi eleito governador de Mato Grosso do Sul, conseguindo ser reeleito em 2002, para o seu segundo mandato.

Em 2010 voltou a concorrer ao cargo de chefe do executivo estadual, mas não conseguiu a vitória. Em 2012 foi eleito vereador em Campo Grande e agora assume vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Nos siga no Google Notícias