ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Mara Caseiro teme insegurança jurídica provocada por disputa de terras

Marta Ferreira | 14/11/2012 19:33
A deputada Mara Caseiro, do PTdoB,  durante fala na Assembleia Legislativa. (Foto: Divulgação)
A deputada Mara Caseiro, do PTdoB, durante fala na Assembleia Legislativa. (Foto: Divulgação)

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) manifestou nesta semana preocupação com a "insegurança jurídica" gerada no Estado pela disputa por terras entre índios e fazendeiros.

Durante as intervenções feitas esta semana, na tribuna da Assembleia Legislativa, ela afirmou que o problema, que ganhou o noticiário internacional após a carta em que índios dizem que vão resistir até a morte em uma área reivindicada em Iguatemi, a deputada disse que a briga por áreas demarcadas traz insegurança tanto para os próprios produtores e empresários de Mato Grosso do Sul quanto para possíveis investidores, que enxergam uma situação política e econômica instável.

“Temos de voltar a ser um Estado de desenvolvimento e progresso, porque no Sul do Estado essa insegurança jurídica é um grande problema, a pessoa não sabe se planta, se não planta, se investe, se não investe. Dessa maneira, como Mato Grosso do Sul vai continuar a se desenvolver?”, afirmou.

Uma das principais questões a serem resolvidas, e com urgência, para a deputada, é a reserva de recursos no Orçamento Geral da União para ressarcir produtores rurais que têm suas terras desapropriadas devido à demarcação de áreas consideradas indígenas. O assunto foi tratado esta semana, durante reunião entre deputados federais, estaduais, senadores, órgãos competentes e governo do Estado.

A bancada federal já está se articulando em Brasília para garantir esses recursos.

Mara Caseiro também destacou a importância de se enxergar os indígenas como seres normais, que buscam desenvolvimento e melhores condições para seu povo, “e não bichinhos da Funai”.

A deputada acredita que a situação é provocada pela incitação feita por organismos internacionais, além de pessoas e instituições que querem se beneficiar de toda essa situação. “Eu acredito que é esse desenvolvimento que nossos indígenas devem almejar, e não serem incitados para uma guerra com os produtores. Índio nunca brigou com produtor, e produtor nunca brigou com índio, eles estão sendo é incitados a invadir propriedades tituladas”, declarou.

Nos siga no Google Notícias