ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Marcos Alex deve ser oficializado amanhã como presidente da Comissão de Ética

Michel Faustino e Antonio Marques | 08/12/2015 13:27
O vereador Marcos Alex foi escolhido o novo presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal (Foto: Divulgação/Izaias Medeiros)
O vereador Marcos Alex foi escolhido o novo presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal (Foto: Divulgação/Izaias Medeiros)

O vereador Marcos Alex (PT) deve ser oficializado nesta quarta-feira (09) como novo presidente da Comissão de Ética, que investiga nove vereadores por quebra de decoro, em decorrência de terem suas condutas questionadas pelo inquérito da operação Coffee Break. Alex assume o lugar do colega João Rocha (PSDB), eleito para presidência da Câmara Municipal no dia 27 de novembro.

Inicialmente, Alex foi indicado apenas como membro para ocupar a vaga do então presidente João Rocha. Porém, dado os encaminhamentos, o vereador acabou sendo cotado também para assumir a presidência. Nesta terça-feira (08), Alex confirmou que deve ser oficializado como novo presidente da Comissão de Ética na reunião que acontece amanhã.

Criada no dia 8 de setembro deste ano, a Comissão foi recomendada pelo MPE (Ministério Público Estadual) para apurar se havia quebra de decoro dos nove vereadores investigados na operação Coffee Break, deflagrada em 25 de agosto pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

Formada por cinco vereadores, a composição da comissão foi marcada por postura de gentileza entre os partidos. Dono da maior bancada, com sete vereadores, o PMDB tinha direito a duas vagas, mas cedeu uma para Herculano Borges (Solidariedade). A vaga do PMDB ficou com Vanderlei Cabeludo.

Com quatro vereadores, a bancada do PTdoB poderia indicar um integrante, mas preferiu abrir mão e repassar a vaga a João Rocha (PSDB). O PSD e o PT preferiram ocupar os quadro próprios, com as respectivas indicações de Chiquinho Telles e Ayrton Araújo.

Na ocasião, a presidência ficou com João Rocha, a vice com Chiquinho Telles e, depois, Ayrton Araújo foi escolhido o relator dos noves processos dos parlamentares apontados pelo Gaeco de participarem de um esquema de compra de votos para votar a cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), em março de 2014.

A Comissão investiga no momento os vereadores Airton Saraiva (DEM), Mário César (PMDB), Carlos Augusto Borges, Carlão (PSB); Gilmar da Cruz (PRB); Waldecy Batista Nunes, Chocolate (PTB), Paulo Siufi (PMDB), Edil Albuquerque (PMDB), Jamal Salem (PR), Edson Shimabukuro (PTB), por quebra de decoro parlamentar, em função das denúncias da operação Coffee Break.

Nos siga no Google Notícias