ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Mario Cesar diz que parcerias possibilitaram implantação de videomonitoramento

Flávia Lima | 19/06/2015 12:22
Vereador Mario Cesar ressalta trabalho conjunto de entidades na implantação do serviço. (Foto:Divulgação)
Vereador Mario Cesar ressalta trabalho conjunto de entidades na implantação do serviço. (Foto:Divulgação)

Autor da lei que implantou o serviço de monitoramento, inaugurado nesta sexta-feira (18) pelo prefeito Gilmar Olarte (PP), o presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), disse que as 22 câmeras instaladas no Centro de Campo Grande irão fortalecer a integração do serviço de policiamento, que inclui PM e Guarda Municipal.

Ele lembrou que após a aprovação da lei, em 2011, o sistema foi amplamente discutido ao longo desse período, inclusive ouvindo a população e entidades envolvidas na implantação do serviço.

As câmeras foram instaladas no quadrilátero central compreendido entre as avenidas Mato Grosso, Afonso Pena, Calógeras e rua Rui Barbosa. Com 450 metros de alcance, elas geram imagens em 360º e possuem dispositivo para gravar tanto de dia quanto de noite.

"As câmeras vão trazer melhorias para a segurança e para o trânsito, no sentido das ações e de prevenção das polícias. Volto novamente a agradecer o Conselho de Segurança do Centro e a todos os parceiros", ressaltou.

O presidente do Conselho de Segurança do Centro, Adelaido Luiz Espinoza, que também participou da solenidade, destacou o empenho do órgão, que contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Rotary Club, e das polícias militar e civil.

O Delegado-Geral de Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, destacou que o sistema vai auxiliar nos trabalhos de investigação. "Vai nos ajudar muito. O monitoramento nos fazia muita falta nas investigações. Teremos muito mais eficácia agora", afirmou. As imagens serão armazenadas por 30 dias e podem ser requeridas pelas autoridades do judiciário e da segurança pública de campo grande como fonte de investigação criminal.

O Centro de Controle Operacional está instalado em prédio na Rua Anhanduí - em frente ao Horto Florestal. Além da Guarda Municipal, que será responsável pela operacionalização do sistema, equipes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Defesa Civil e Policia Rodoviária Federal também vão monitorar as imagens capturadas pelas câmeras que são de alta definição.

Nos siga no Google Notícias