ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Mário César é eleito presidente da Câmara, em nova derrota de Bernal

Nadyenka Castro e Aline dos Santos | 01/01/2013 22:20
Mário César assume presidência da Câmara no lugar de Paulo Siufi. (Foto: Luciano Muta)
Mário César assume presidência da Câmara no lugar de Paulo Siufi. (Foto: Luciano Muta)

O vereador Mário César (PMDB) é o mais novo presidente da Câmara Municipal de Campo Grande. A vitória dele sobre a chapa liderada pela professora Rose Modesto (PSDB) representa mais uma derrota do prefeito Alcides Bernal (PP) no legislativo e mais uma legislatura de liderança do PMDB.

Mário Cesar foi eleito presidente da Casa de Leis com 20 votos, contra nove da professora Rose, que era o nome de Bernal e tinha apoio de Thaís Helena (PT), Luiza Ribeiro (PPS) e João Rocha (PSDB). O comando dele é por dois anos.

Com a vitória de Mário Cesar, o ex-presidente Paulo Siufi (PMDB) fica como 2º vice-presidente, Flávio César (PTdoB) com a 1ª vice-presidência, Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, é o segundo secretário, o vereador Paulo Pedra (PDT) fica como terceiro secretário. O primeiro secretário é o novato Delei Pinheiro (PSD) e Alceu Bueno (PSL) ficou como 3º vice-presidente.

Paulo Siufi defendeu Mário Cesar na tribuna e lembrou do governador André Puccinelli (PMDB), que acompanhou a primeira sessão do ano da Câmara. “Os vereadores têm lado. O lado é apoio do governador André Puccinelli, aquele que não falta na hora de que precisamos, está do nosso lado, tem compromisso”.

A professora Rose pediu votos dizendo que a candidatura dela foi acordo fechado na semana passada, que sabe do “desgaste”, pediu compreensão da família e que agiu “por vontade política”. Lembrou que foi a segunda vereadora mais votada nas últimas eleições e que ela representa a força da mulher.

Votaram em Mário Cesar: ele, todos da chapa Legislatura Forte, Edil Albuquerque (PMDB), Carla Stephanini (PMDB), Ademar Vieira Júnior , o Coringa (PSD), Edson Kiyoshi Shimabukuro, conhecido como My Body (PTB), Eduardo Romero (PT do B), Elizeu Dionísio (PSL), Francisco Almeida Teles, tem 42 anos, o Chiquinho Teles (PSD), Grazielle Machado (PR), Herculano Borges (PSC), Otávio Trad (PTdoB), Jamal Mohamed Salem (PR), Airton Saraiva (DEM) e Vanderlei Cabeludo (PMDB).

Na professora Rose Modesto votaram: ela mesma, Ayrton de Araújo (PT), Derly dos Reis de Oliveira, o Cazuza (PP), João Rocha (PSDB), Gilmar Neri da Cruz (PSB), Zeca do PT, Luiza Ribeiro (PPS), Thais Helena (PT) e Waldecy Batista Nunes, o Chocolate (PP).

Bernal já havia ‘perdido’ em pelo menos outras três situações. Os vereadores congelaram o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que vai reduzir em R$ 10 milhões a arrecadação da prefeitura em 2013; reajustaram, à revelia de Alcides Bernal, o valor do salário para prefeito, inflando a folha de pagamento em meio milhão; e reduziram o poder do chefe Executivo.

Uma emenda reduziu de 30% para 5% a abertura de créditos adicionais a serem utilizados pela administração municipal, sem que a transação precise passar pela aprovação da Câmara Municipal.

Nos siga no Google Notícias