ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Marquinhos Trad apresenta programa que levará serviços de saúde às escolas

Alan Diógenes | 30/04/2014 20:35
Deputado acredita que medida vai reduzir a mortalidade infantil. (Foto: Divulgação)
Deputado acredita que medida vai reduzir a mortalidade infantil. (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou o programa "Ônibus da Saúde" que pretende levar profissionais às escolas estaduais do Estado para atender estudantes carentes e zelar pela saúde preventiva. A apresentação aconteceu na sessão ordinária realizada ontem (29), na Assembleia Legislativa, em Campo Grande.

“A medicina preventiva é mais eficaz e barata aos cofres públicos e diminui consideravelmente os índices de mortalidade entre as crianças e adolescentes”, destacou Marquinhos.

O parlamentar também fez questão de frisar é a possibilidade de o projeto oportunizar atendimento aos mais carentes. “Muitos pais não possuem condições financeiras para tratar de seus filhos e deixam de lhes dar a assistência devida. Assim, passa a ser obrigação do Estado oferecer o serviço, como prevê o artigo 6º da Constituição Federal”, comentou

Segundo o projeto que pretende instituir o programa, ônibus devidamente equipados deverão se dirigir às escolas públicas, com o intuito de tratar, prevenir e ensinar os estudantes sobre saúde e higiene pessoal. A ideia é levar um profissional formado em odontologia, em oftalmologia e um clínico geral aos colégios.

A Secretaria de Estado de Saúde irá regulamentar um roteiro de visitas e frequência em cada escola, seguindo o critério de urgência e necessidade regional. Os municípios poderão celebrar convênios e parcerias com a secretaria para participar do programa, desde que a cooperação e o custeio sejam mútuos. As prefeituras também poderão ceder servidores para contribuir com os trabalhos.

Nos siga no Google Notícias