ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Mente quem fala que não gosto de índio, diz André

Redação | 06/11/2009 10:29

O governador André Puccinelli (PMDB) chamou de "mentiroso" quem diz que ele não gosta de índio.

Durante inauguração da escola estadual indígena Guateka Marçal de Souza, na manhã desta sexta-feira, na aldeia Jaguapiru, em Dourados, André afirmou que não existiu, "até o século 21", um governo que tenha ajudado tanto os povos indígenas quanto o atual.

"Também estão mentindo aqueles que falam que o governo não quer dar segurança para os índios, mas não podemos entrar na marra nas aldeias", afirmou o governador. "Tenho endurecido com a Funai. Basta dar a autorização que entramos na reserva para ajudar nossos irmãos índios", completou.

Mais cedo, o governador atacou a administradora da Funai em Dourados e chegou a dizer que "autoriza" a prisão dela caso não seja dada autorização para obras dentro das aldeias, como cascalhamento previsto pela prefeitura de Dourados.

Há 3 dias, a servidora federal Margarida Nicoletti virou refém de índios guarani na aldeia Jaguapiru, que pediam a demissão da responsável pela Funai por conta da insegurança dentro da reserva. Ela acabou liberada horas depois.

Depois de índios cercarem o governador na chegada para inauguração de escola indígena, Puccinelli convocou os índios para uma "revolução" contra o órgão, que na avaliação dele, é responsável pelos problemas enfrentados pelos índios no Estado.

Na região sul, o conflito é cada vez maior entre índios, fazendeiros e poder público. Em Paranhos, dois professores estão desaparecidos há uma semana, após confronto armado com funcionários de fazenda invadida. As líderanças dizem que ambos forma mortos, mas a Polícia Federal investiga o caso.

Agenda - Após a inauguração da escola na aldeia, André seguiu para o Parque das Nações, onde entrega a reforma da escola estadual Tancredo Neves e assina a ordem para abertura de licitação para construção da rede de água na sitioca Campina Verde.

A falta de água tratada no bairro é alvo de uma briga política entre André e o prefeito Ari Artuzi (PDT). O prefeito chegou a atrasar a assinatura de um documento que a Sanesul precisava para obter empréstimo do Ministério das Cidades em retaliação à demora da Sanesul em levar rede de água ao bairro, localizado às margens da BR-463, na saída para Ponta Porã.

Nos siga no Google Notícias