ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Mesa da Câmara ainda não sabe se vai pedir processo contra Bernal

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 19/09/2013 14:58
Mario Cesar vai consultar jurídico da Câmara para saber se Mesa pode propor processo
Mario Cesar vai consultar jurídico da Câmara para saber se Mesa pode propor processo

A Mesa Diretora da Câmara de Campo Grande vai consultar a sua assessoria jurídica para saber se poderá propor, ela mesma, pedido de instalação de Comissão Processante contra o prefeito Alcides Bernal (PP). “Sei que vocês querem saber, mas temos de consultar o nosso jurídico para saber o que poderemos fazer”, afirmou o presidente da Câmara, ao ser questionado pelos jornalistas que cobriram a apresentação do relatório final da CPI do Calote. “Não posso falar no calor da emoção. O jurídico vai analisar primeiro”, acrescentou.

Certo mesmo, por enquanto, segundo o presidente da Câmara, é que o relatório será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aliás já abriu duas Inspeções Extraordinárias para apurar atos financeiros de Bernal, e a Controladoria Geral da União (CGU), que já tinha recebido alguns documentos do relator da CPI pedindo investigação sobre irregularidades na aplicação de verbas federais para pagamento de quase R$ 9 milhões para as empresas Salute Distribuidora de Alimentos e MegaServ.

Na noite de ontem, em entrevista ao Campo Grande News, o presidente da Câmara, Mario Cesar, deixou evidenciado que a intenção da Câmara é tomar medida concreta contra Bernal e não ficar esperando providências de outras instituições ou poderes estatais. Afirmou na ocasião que a Casa “não será omissa” caso o relatório final da CPI do Calote comprovasse irregularidades por parte do prefeito. “Tem de ver os tipos de irregularidades e ver qual o instrumento adequado. Alguns cabem ao Ministério Público propor à Justiça. Em outros casos, o Decreto-Lei 201 faz distinções e pode ter comissão”, declarou.

Feito nesta tarde de quinta-feira, o encaminhamento do relatório final para a Mesa Diretora da Câmara, conforme Mario Cesar, uma posição sobre abertura ou não de Comissão Processante ou apenas encaminhamento para o Ministério Público ficará para a semana que vem. “Vou tomar posição em plenário só na próxima sessão terça-feira”, afirmou ele.

A vontade dos vereadores da oposição, que são maioria na Câmara da Capital, é de abrir o processo de cassaçaõ contra Bernal. O problema é que o vereador que tomar a iniciativa de propor a abertura de Comissão Processante fica impedido de votar e nenhum deles quer perder essa prerrogativa num momento histórico para a cidade. Além disso, Bernal tem apoio de cerca de 10 dos 29 vereadores e a cassação dele só ocorre com dois terços da Câmara, ou seja 20 votos. Qualquer baixa na oposição pode significar a rejeição do pedido de cassação.

Mario Cesar anunciou ainda que vai dar ampla possibilidade de a população conhecer o relatório final da CPI do Calote, inclusive através da internet. “Vou disponibilizar no site da Câmara para todos os cidadãos terem acesso”, garantiu.

 

Nos siga no Google Notícias