ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Mesmo com futuro indefinido, PMDB quer aumentar bancada na Câmara

Michel Faustino | 18/07/2016 16:44
O deputado estadual Júnior Mochi, presidente estadual do PMDB. (Foto: Divulgação)
O deputado estadual Júnior Mochi, presidente estadual do PMDB. (Foto: Divulgação)
Bancada do PMDB na Câmara Municipal. (Foto: Reprodução)
Bancada do PMDB na Câmara Municipal. (Foto: Reprodução)

O PMDB, ao menos em Campo Grande, parece caminhar em direção incerta. Sem um nome para emplacar como candidato à sucessão de Alcides Bernal (PP), o partido que reinou por quase 20 anos à frente do Executivo Municipal briga, agora, para se manter vivo, ao menos no parlamento. Detentor da segunda maior bancada na Câmara - quatro vereadores – a sigla quer ampliar sua representativa e traça planos para isso, mesmo com futuro incerto.

Segundo o presidente regional do PMDB, deputado estadual Júnior Mochi, o partido deve lançar ao menos 33 candidatos a vereador. Destes, a sigla pretende emplacar pelo menos cinco ou seis.

O dever de casa seria, contudo, reeleger os atuais representantes da sigla na Casa de Leis. Atualmente, o partido conta com quatro vereadores: Carla Stephanini, Vanderlei Cabeludo, Paulo Siufi e Mario César, que já anunciou que não irá concorrer a reeleição. A bancada do PMDB perde em representativa somente para o PSDB e para o PTB, ambos com cinco parlamentares cada.

Uma alternativa para que esta conta possa fechar, é lançar chapa proporcional para Câmara e seguir sozinho, sem ter e nem apoiar nenhum candidato na majoritária. A probabilidade de isso acontecer começa a tomar forma e, inclusive é apresentada como caminho pelo ex-governador André Puccinelli, uma das principais lideranças do partido.

O que foi reiterado por ele durante reunião da executiva do partido na tarde desta segunda-feira (18) que, caso não haja candidatura própria. "Penso que, na hipótese de não contarmos com candidatura própria, devemos avaliar o melhor caminho sem qualquer tipo de veto a quaisquer das candidaturas, procurando sempre dar prioridade ao fortalecimento de nossas bases... nossos candidatos a vereador".

Entretanto, o PMDB decidiu criar uma comissão que irá discutir a possibilidade de coligação com partidos que possuem candidatos 'consolidados', a exemplo do PSDB (Rose Modesto), PSD (Marcos Trad) e PDT (Dagoberto Nogueira).

Nos siga no Google Notícias