ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Mesmo diante de ministros, Bernal e André trocam farpas sobre a Capital

Jéssica Benitez | 01/04/2013 13:09
André, ao lado dos ministros Ideli e Aguinaldo, rebate críticas de Bernal, ao lado de Delcídio (Foto: Vanderlei Aparecido)
André, ao lado dos ministros Ideli e Aguinaldo, rebate críticas de Bernal, ao lado de Delcídio (Foto: Vanderlei Aparecido)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), e o governador André Puccinelli (PMDB) trocaram farpas, na manhã de hoje, no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado na Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul). A divergência ocorreu sobre as obras em Campo Grande. Enquanto o progressista as atribuiu ao Governo federal, numa referência aos antecessores, Puccinelli e Nelson Trad Filho (PMDB), o peemedebista disse que os empreendimentos se devem à equipe capacitada. 

Bernal (PP) não baixou o tom e permaneceu espetando as gestões do PMDB. Nem mesmo a presença dos ministros, Ideli Selvatti (Relações Institucionais) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades), intimidou o progressista que novamente chamou atenção para guerra partidária que travou contra a sigla peemedebista durante a eleição municipal do ano passado.

“Campo Grande só é o que é porque contou com o apoio do Governo Federal. Todas as obras mudaram a realidade da Capital e, isso, porque o governo Lula e, dando continuidade, o governo Dilma, se fizeram presente”, provocou Bernal. Direcionando-se especialmente ao ministro das Cidades, que também faz parte do Partido Progressista, o prefeito disse que não fosse pelo trabalho de Aguinaldo, Mato Grosso do Sul jamais teria recebido milhares de casas populares. “Se não fosse o Governo Federal não teríamos todas essas casas”, disse.

Para não deixar o tema do evento se perder e amenizar o clima, o ministro das Cidades corrigiu a fala de Bernal. “Nós (governo federal) não executamos as obras, nós transferimos o investimento para que o município execute. Nosso objetivo é manter parceria realizando ações e programas junto aos municípios”, explicou o ministro.

O governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), não deixou as declarações de Bernal passar em branco. Última autoridade a discursar, o peemedebista reiterou que realmente graças à parceria do governo federal e os municípios é possível executar obras, no entanto, de nada adiante ter verba sem equipe capacitada para elaboração de projetos.

“Se não houvessem projetos e equipe técnica eficiente nada seria feito. Sete secretários que atuaram nas gestões passadas subiram a nível nacional porque têm eficiência e competência técnica”, esclareceu André. Após o término da cerimônia de abertura do evento, o governador fez breve comentário sobre a atitude do progressista.

“Só desejo a ele (Bernal) que seja melhor do que o seu antecessor e ainda melhor do que o antecessor de seu antecessor”, resumiu André fazendo referência aos dois mandatos do ex-prefeito Nelsinho Trad e aos dois mandatos que teve como prefeito de Campo Grande antes de Nelsinho.

Mesmo tecendo críticas, o atual chefe do Executivo Municipal está com quase 100 dias de gestão e ainda, sequer, completou seu secretariado. Uma das pastas mais importantes no que tange investimentos à Capital, a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio), permanece sem líder. Questionado sobre a demora, Bernal alegou responder pelas pastas sem secretários.

Nos siga no Google Notícias