ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Mesmo que TJ dê sinal verde, Câmara só deve voltar a julgar Bernal após recesso

Josemil Arruda | 08/01/2014 18:04
Com recesso parlamentar, vários vereadores estão viajando, inclusive o presidente (Foto: arquivo)
Com recesso parlamentar, vários vereadores estão viajando, inclusive o presidente (Foto: arquivo)

O procurador jurídico da Câmara de Campo Grande, Fernando Pinéis, informou nesta quarta-feira (8) que mesmo que o relator do processo sobre o julgamento do prefeito Alcides Bernal (PP), no Legislativo municipal, decida pela sua retomada, a nova sessão só deve mesmo ser convocada para fevereiro, já que neste momento de recesso parlamentar boa parte dos vereadores está viajando.

Mesmo o presidente da Câmara, vereador Mario Cesar (PMDB), já está viajando de férias. Ele embarcou ontem para o Rio de Janeiro, onde visitará familiares, só devendo retornar a Campo Grande na semana que vem. Já o presidente da Comissão Processsante, Edil Albuquerque (PMDB), tinha viajada na semana passada e não há previsão de seu retorno à Capital.

No Tribunal de Justiça, o relator do processo, desembargador Hildebrando Coelho Neto, da 1ª Câmara Cível, pode julgar a qualquer momento o caso e autorizar a retomada da sessão de julgamento. “Estamos aguardando o relator, para ver se ele vai manter a decisão que encerrou a sessão ou revogar. Como foi decisão dada no plantão, o relator tem de se manifestar sobre ela”, explicou Pinéis.

Indagado se a Câmara teria condições de já realizar a sessão de julgamento de Bernal nesta semana, caso Hildebrando dê decisão favorável ao Legislativo municipal, Fernando Pinéis respondeu. “O que se pretende é a liberação na Justiça para se organizar sessão, que provavelmente vai ficar para começo de fevereiro”.

Segundo ele, como há muitos vereadores viajando, o mais adequado é que a sessão de julgamento seja convocada para o próximo mês. “Não pode deixar de oportunizar para todos os vereadores participarem”, justificou o procurador jurídico. “Deve ficar para feveiro, a não ser que o presidente da Câmara volte e resolva diferente”, ponderou.

Ao mesmo tempo que o recesso prejudica a retomada da sessão de julgamento de Bernal, igualmente é obstáculo para os articuladores políticos do prefeito continuarem a construção do governo de “coalizão”, com a cooptação de vereadores para a base de apoio do chefe do Executivo. Como muitos vereadores viajaram, as conversações estão quase que paralisadas nos dois sentidos.

Nos siga no Google Notícias