ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Mesmo sendo da base aliada, Valter votará contra reforma

Redação | 16/01/2009 21:52

Mesmo pertencendo a base aliada do governo federal, o senador Valter Pereira (PMDB) diz que vai votar contra a reforma tributária, caso o texto continue dificultando a questão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). O senador informa que do jeito que o texto está, os municípios mais pobres e menores continuarão sofrendo um desequilíbrio e os governos estaduais acabarão perdendo a capacidade de legislar.

Segundo Valter, o texto impede que os Estados criem políticas públicas de desenvolvimento e isso acaba sendo repercutido nos municípios. "Eu voto contrário, mesmo sendo da base aliada", garante.

O parlamentar explica que sempre recebe prefeitos em seu gabinete, todos em busca de recursos. "Eles sempre estão com pires na mão. Muitos são prefeitos de municípios pequenos e que estão atrás de pequenas receitas para enfrentar grandes problemas".

Por esse motivo, Valter critica os representantes do Ministério Público, que estão em início de carreira, trabalhando em pequenos municípios e que começam suas carreiras fazendo intervenções duvidosas na gestão de alguns prefeitos. Os prefeitos reclamam muito de que o Ministério publico costuma dar ordens aos secretários.

Ele disse ainda que é preciso que cada órgão que compõe o aparato constitucional do Brasil entenda o papel dos prefeitos. Segundo o senador, há problemas que demandam difíceis e engenhosas soluções, principalmente os municípios mais pobres e desprovidos de receita. Por isso ele defende que a população participe mais da vida política do Brasil e que contribua mais nas decisões.

Valter Pereira prestigiou hoje a posse de seu filho Beto Pereira (PMDB), prefeito de Terenos, à presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e disse que tem convicção de que ele vai estar a altura dos votos que recebeu e do trabalho desempenhado por Eraldo Leite (PR), prefeito de Jateí e ex-presidente da Associação.

Nos siga no Google Notícias