ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Mineiros da Bolívia promovem 72 horas de protestos no país

Renata Giraldi, da Agência Brasil (*) | 26/09/2012 06:37

A Central de Trabalhadores da Bolívia (COB) começa hoje (26) uma série de paralisações no país com duração de 72 horas. A ideia é atingir todo o território boliviano envolvendo trabalhadores de minas de zinco e estanho, com manifestações e bloqueios de estradas que levam à capital, La Paz. Os mineiros querem a nacionalização das minas de uma das principais regiões produtoras do país.

O protesto foi deflagrado pelas reinvidicações de mineiros que atuam na região de Colquiri, que é alvo de disputa entre dois grupos. Os líderes do movimento tentam chamar a atenção do governo do presidente Evo Morales para intervir no impasse.

Nicanor Baltazar, um dos líderes do movimento, disse que até sexta-feira (28) vários atos estão planejados, como o bloqueio de pistas centrais dentro de La Paz e manifestações em cidades bolivianas.

O conflito atingiu o auge na semana passada, quando um grupo atacou com dinamite a cooperativa que é a sede da Federação dos Mineiros da Bolívia. No ataque morreu uma pessoa e nove ficaram feridas.

(*) Com informações da agência pública estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Nos siga no Google Notícias