ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Ministra dá autonomia para Giroto assegurar recursos para a Capital

Edmir Conceição | 01/09/2011 18:11
Giroto e a ministra Míriam Belchior. (Foto: divulgação)
Giroto e a ministra Míriam Belchior. (Foto: divulgação)

Na primeira reunião da Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, com os parlamentares que integram a Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, realizada na manhã de hoje (01), o deputado federal sul-mato-grossense Giroto (PR/MS) recebeu autonomia da ministra para viabilizar recursos para Campo Grande e outros municípios de Mato Grosso do Sul.

No encontro de duas horas foi discutido Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 e a LOA/2012 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), com o detalhamento dos principais pontos. Lúcia Fálcon, Secretária de Planejamento e Investimento da pasta destacou que o PPA encaminhado ao Congresso Nacional tem “um planejamento mais estratégico”, explicando que esta forma de planejamento é necessária porque “sinaliza ao mercado, ao mundo os atos do Brasil. Agora, pelo momento que o Brasil vive, o tratamento do PPA terá de ser mais qualificado”.

A secretária também enfatizou que a intenção é manter no PPA “empreendimentos de grande porte”, completado que este conceito varia de acordo com o programa – tem uma dimensão no caso do petróleo e outra na questão humana – e que os projetos passam a serem partes integrantes do empreendimento.

Durante a reunião, o deputado Giroto destacou que deverá haver um “trabalho imenso para que a LOA e o PPA saiam da linguagem técnica para que a população entenda seu conteúdo”, destacando que o caminho para isso serão as audiências públicas nas capitais.

A proposta da CMO é realizar debates sobre o orçamento federal em dez capitais do país como forma de ouvir a sociedade. As audiências públicas serão realizadas nas quintas, sextas e segundas-feiras, dias em que não há sessão deliberativa no Congresso Nacional.

“Vamos percorrer as cinco regiões do Brasil”, enfatizou o presidente da CMO, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Também durante a reunião, a ministra do Planejamento Miriam Belchior enfatizou que Giroto, Relator Setorial de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da LOA 2012 (mais conhecida como Relatoria Setorial das Cidades), terá autonomia para destinar recursos para Campo Grande e os demais municípios sul-mato-grossenses, já que é o responsável pela definição de investimentos em infraestrutura nas áreas urbanizadas do país.

De acordo com a Resolução 01/2006, artigo 57, do Congresso Nacional, os relatores setoriais estipulam como serão aplicados 55% dos recursos destinados ao atendimento de emendas coletivas de bancada e das comissões. Outros 25% quem define são as bancadas estaduais, e 20% fica nas mãos do relator-geral da LOA, para alocação, entre as emendas de bancada estadual e de comissão.

A ministra convidou para a reunião o presidente da CMO, senador Vital do Rêgo (PMDB/PB); o relator da LDO, Arlindo Chinaglia (PT-SP); o relator Setorial de Cidades, deputado Giroto, e os demais relatores setoriais.

Ministros - Ficou acertado que a CMO vai convidar todos os ministros para audiências públicas com objetivo de debater a LOA 2012. As reuniões devem ser às quintas-feiras – a partir de 15 de setembro -, no período da manhã.

(*) Com informações da assessoria de imprensa do deputado

Nos siga no Google Notícias