ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Ministro aposta em MS para produzir 1 milhão de tonelada de pescado por ano

Aline dos Santos e Fabiano Arruda | 05/04/2012 12:05

Para chegar a essa marca, a produção estadual depende da conclusão de projetos de piscicultura

Nesta quinta-feira, ministro entregou retroescavadeiras para 13 municípios. (Foto: Fabiano Arruda)
Nesta quinta-feira, ministro entregou retroescavadeiras para 13 municípios. (Foto: Fabiano Arruda)

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), que visita Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, afirma que o Estado pode alcançar a produção de 1 milhão de tonelada de pescado por ano. Desta forma, chegaria muito perto de toda a produção nacional, que chega a 1,4 milhão de tonelada anual.

No entanto, para atingir essa marca, a produção estadual depende da conclusão de projetos de piscicultura próximos às barragens de Jupiá (Três Lagoas), usina hidrelétrica Sérgio Motta (Brasilândia) e em Aparecida do Taboado, além da abertura de novos tanques.

Nesta quinta-feira, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, foram entregues 13 escavadeiras hidráulicas, que serão repassadas aos seguintes municípios: Amambai, Eldorado, Jardim, Ladário, Guia Lopes da Laguna, Miranda, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Coxim, Sonora e Tacuru.

De acordo com Crivella, a pasta tem poucos recursos. “Com 513 deputados em Brasília, o cobertor é muito curto”. O ministro cobrou do governo do Estado a liberação das licenças ambientais para os três grandes projetos.

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que as licenças serão autorizadas dentro do prazo que a lei permite, sobretudo o projeto de Aparecida do Taboado. Puccinelli destacou a construção do Aquário do Pantanal em Campo Grande, que terá parcerias com a Embrapa e a Universidade.

Ao ministro, endereçou elogios. “A [presidente] Dilma acertou. Para quem não sabe colocar minhoca no anzol, tem muita competência técnica para administrar o ministério”, declarou o governador. Logo após sua nomeação, tida como estratégia de acomodação política, Crivella disse que não sabia nem colocar minhoca no anzol, frase que ganhou grande repercussão.

Ministro e governador vistoriaram o maquinário. (Foto: Fabiano Arruda)
Ministro e governador vistoriaram o maquinário. (Foto: Fabiano Arruda)

Pelo interior – Em Porto Murtinho, a escavadeira hidráulica será utilizada para abertura de tanques. De acordo com o prefeito Nelson Cintra (PSDB), já existe no município um projeto de irrigação em 3 mil hectares, pois grande parte da área não serve para a pecuária. “Mil hectares vão ser utilizados para a constrição dos tanques”, afirma. O projeto de piscicultura será na Colônia do Bocaiuval.

O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT), defendeu que é preciso aumentar a produção para baratear o preço do pescado. “O peixe forma o prato mais caro dos restaurantes e o pobre não come peixe’, afirmou.

Autor da emenda que destinou recursos de R$ 3,2 milhões para compra das escavadeiras, o deputado federal e pré-candidato a prefeitura de Campo Grande, Vander Loubet (PT), disse que a proposta é criar a cadeia produtiva do pescado. Segundo o ministro, as máquinas podem abrir buracos de grande proporção, como do tamanho de um estádio de futebol, no período de dois dias.

Marcela Crivella participa de reunião na Embrapa e segue à tarde para Dois Irmãos do Buriti, a 83 km da Capital. Ele visitará a obra de construção do Entreposto Pesqueiro do município, no assentamento Paulo Freire.

Nos siga no Google Notícias