ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Ministro da Justiça passa um dia no Estado para pacificar índios e fazendeiros

Paulo Yafusso | 01/09/2015 16:05
Para evitar novos confrontos, Força Nacional e Exército foram deslocados para a região do conflito (Foto; Marcos Ermínio)
Para evitar novos confrontos, Força Nacional e Exército foram deslocados para a região do conflito (Foto; Marcos Ermínio)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vem a Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira discutir o conflito agrário entre índios e fazendeiros na região sul do Estado. A assessoria dele confirmou a vinda, mas informou que a agenda só será fechada no final da tarde, mas em princípio Cardoso não deve ir à região de Antonio João, onde o índio Kaiowá Guarani Semião Fernandes Vilhalva, de 24 anos, foi morto a tiros provavelmente de arma calibre 22, próximo ao córrego que passa pela Fazenda Fronteira, ocupada pelos indígenas.

A partir das 10h a Governadoria passará a ser uma espécia de gabinete do ministro José Eduardo Cardozo. Junto com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), estará reunido com os representantes da Procuradoria-Geral da República, STF (Supremo Tribunal Federal), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Funai (Fundação Nacional do Índio).

De acordo com a assessoria do Governo do Estado, depois, ambos passam a se reunir separadamente com o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, representantes dos produtores rurais e lideranças das principais etnias indígenas do Estado. No final da tarde, antes do retorno a Brasília, José Eduardo Cardozo concede entrevista coletiva à imprensa, por volta das 16h30.

A participação do arcebispo Dom Dimas é justificada porque o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) é ligada a igreja católica, e os produtores têm atribuído a essa organização a articulação dos indígenas para as invasões de fazendas no Estado. Para evitar novos confrontos, o Governo do Estado solicitou, e o Governo Federal, liberou a presença de órgãos de segurança como a Força Nacional e o Exército na região.

Nos siga no Google Notícias