ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Ministro do STF autoriza fatiamento da delação de Delcídio do Amaral

Leonardo Rocha | 29/03/2016 08:25
Delação de Delcídio vai ser analisada por fatos, a pedido da PGR (Foto: Senado Federal)
Delação de Delcídio vai ser analisada por fatos, a pedido da PGR (Foto: Senado Federal)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Teori Zavascki, decidiu pelo fatiamento da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). A intenção é dividir as denúncias apresentadas pelo parlamentar em 19 novas petições, para análise e investigação dos fatos.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, esta decisão do ministro seguiu pedido da Procuradoria-Geral da República, que agora vai analisar quais são os fatos relatados por Delcídio, que possuem indícios de prática de crime. Com esta divisão, podem ser pedidos a abertura de vários inquéritos, assim como o arquivamento de situações que não tiverem sustentação.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem o costume de pedir ao STF o fatiamento das delações por fatos, por esta razão não deve ser dividido por nomes a investigação. Assim, políticos e outras pessoas podem aparecer mais de uma vez em pedidos de inquérito. O número de petições geradas não significa a quantidade de pessoas investigadas.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o senador implicou 74 pessoas em sua delação premiada, tendo 37 políticos, quatro partidos e 27 empresas. As principais denúncias indicam que a presidente Dilma Rousseff (PT) tentou atrapalhar a investigação da Operação Lava Jato, assim como ela tinha o conhecimento de todos os atos na Petrobras.

Delcídio ainda relatou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tentou articular para impedir a delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró e o ministro da Educação, Aluízio Mercadante, entrou em contato com seus assessores, para tentar "comprar o seu silêncio", enquanto o parlamentar estava preso.

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) também aparece na delação, tendo indicado nomes de ex-diretores da Petrobras, que foram investigados pela Lava Jato. Da oposição, o nome mais forte é do senador Aécio Neves (PSDB-MG), em que Delcídio diz ter "maquiado" dados do Banco Rural, quando o tucano era governador de Minas Gerais.

Nos siga no Google Notícias