ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Ministro do STF suspende e critica nomeação de Lula na Casa Civil

Nyelder Rodrigues | 18/03/2016 20:37

A nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil foi suspensa também pelo STF (Supremo Tribunal Federal) após decisão do ministro Gilmar Mendes, tomada nessa sexta-feira (18), acatando ação ingressada pelo PSDB e PPS. Essa é a primeira decisão do STF relacionada a nomeação de Lula, que tomou posse ontem (17).

Hoje, mais cedo, o juiz da 1ª Vara Federal de Assis (SP), Luciano Tertuliano da Silva, também suspensão a nomeação do ex-presidente. Outras determinações judiciais em primeira instância da Justiça Federal apontaram também para a suspensão, porém, todas elas foram cassadas pelos respectivos tribunais federais.

Segundo o site G1, mais de 10 ações contra a posse de Lula foram recebidas pelo STF. Na decisão, Mendes criticou a nomeação do ex-presidente, pois no entendimento dele, é uma tentativa de fugir da investigação feita pela operação Lava Jato, em Curitiba (PR). Ele também frisa que o ato deixa o Supremo em situação delicada.

Com a decisão, conforme a Folha de São Paulo, Gilmar Mendes determinou também que as investigações da Lava Jato em que Lula está envolvido retornem a comarca federal de Curitiba, onde o caso é conduzido pelo juiz Sérgio Moro.

Nos siga no Google Notícias