ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Ministro pede e André libera Lourenço para Ibama

Redação | 28/03/2008 15:24

Foi preciso a garantia de intervenção de um peso pesado do governo federal para que o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), aceitasse a liberação do engenheiro agrônomo David Lourenço para comandandar a superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) no Estado. O governador teve assegurado, hoje, que será feito uma solicitação oficial pelo ministro Paulo Bernando (do Planejamento) para que Lourenço, funcionário da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), assuma a superintendência do Ibama e, diante disso, disse que acatará o pedido.

A informação foi dada pelo deputado estadual, Paulo Duarte, que vinha intermediando uma solução ao impasse, causado pela irritação do governador em ver nomeado para o órgão um nome sobre o qual não foi consultado e que não era o seu preferido. Como David é funcionário público estadual, estabeleceu-se o problema para que assumisse a função, uma vez que o acúmulo de funções públicas é proibido.

Ligado ao PT, ele foi nomeado para o Ibama no Estado no dia 22 de fevereiro, substituindo a Nereu Fontes, que estava no cargo há cinco anos, e também era petista (ele deixou a legenda após a exoneração). Mas não assumiu porque a cedência para o governo federal havia sido revogada. Para anular a decisão, o governador André Puccinelli se utilizou de uma edição extra do Diário Oficial, num sábado, um dia depois da nomeação de Lourenço.

Como alternativa para poder assumir o cargo, Lourenço entrou com pedido de licença não remunerada por três anos. Ontem, o governador declarou que esse pedido também seria vetado.Hoje, em conversa por telefone com o deputado Paulo Duarte, admitiu que acataria a cedência se o pedido fosse feito ou pela ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, ou por Paulo Bernardo. O problema visto pelo governador é em relação à ministra Marina Silva. Ele considera que havia sido desautorizado por ela, quando nomeou Lourenço sem consultá-lo.

O Campo Grande News tentou falar com David Lourenço, que está trabalhando no Ibama, mas a informação é que ele está em reunão.  

Nos siga no Google Notícias