ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Minutos depois de posse, juiz suspende nomeação de Lula

Ex-presidente assinou o termo de posse há menos de uma hora

Mayara Bueno | 17/03/2016 10:52
Ex-presidente Lula em sua posse. (Foto: Agência Brasil)
Ex-presidente Lula em sua posse. (Foto: Agência Brasil)

Decisão da Justiça Federal de Brasília acaba de suspender a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil, segundo a Folha de São Paulo. A decisão liminar do juiz Itagiba Catta Preta Neto, titular da 4ª Vara do Distrito Federal, acontece minutos depois da posse de Lula, que ocorreu nesta quinta-feira (17), no Palácio do Planalto.

Segundo a decisão, que tem caráter imediato, o argumento utilzado pelo juiz é que há indício de cometimento do crime de responsabilidade.

O ex-presidente assumiu agora pouco o cargo sob protestos de manifestantes, que ocorrem em Brasília e São Paulo. Um deputado federal foi retirado da solenidade depois de gritar "vergonha" no início do discurso de Dilma. Lá dentro, apoiadores falavam "não vai ter golpe".

A presidente discursou por pelo menos meia hora, dizendo que Lula é o maior líder político do País, além de críticas sobre o grampo telefônico, divulgado ontem. Na gravação, os petistas conversam sobre o termo de posse do ex-presidente, sugerindo a obstrução da Operação Lava Jato.

A notificação será encaminha a presidente, que deverá promever os atos para a exoneração de Lula no Cargo. No entanto, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, já afirmou que vai recorrer da decisão por considerar não haver amparo legal, em recurso ainda nesta quinta-feira, ainda segundo a Folha de São Paulo.  

Lula aceitou o convite para a Casa Civil ontem, mesmo dia em que sua nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. 

Nos siga no Google Notícias