ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Moka cobra planos para desativar todos os lixões em MS até 2014

Jéssica Benitez | 28/03/2013 10:47
Senador foi a Brasília para discutir parceria com Ministério do Meio Ambiente (Arquivo/João Carrigó)
Senador foi a Brasília para discutir parceria com Ministério do Meio Ambiente (Arquivo/João Carrigó)

Com objetivo de mobilizar planos para desativar todos os lixões de Mato Grosso do Sul, o senador Wademir Moka (PMDB) e o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Estado), Douglas Figueiredo (PSDB) se reuniram com a secretária de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silmara Vieira da Silva, e o gerente de Projeto, Eduardo Mattedi, em Brasília, ontem à tarde.

A eliminação dos lixões e a exposição de resíduos sólidos de forma adequada são previstas por lei e devem ser cumpridas em todo o Brasil até 2014. “A lei está em vigor há quase três anos, mas não há nada de concreto para que ela possa ser cumprida. Estamos a pouco mais de um ano da Copa do Mundo e até lá todos os municípios devem estar enquadrados”, afirma Moka.

Para o senador peemedebista, a reunião foi o primeiro passo para que os planos nos municípios sul-mato-grossenses comecem a ser executados. No próximo dia 8 haverá outro encontro, em Campo Grande, para tratar do assunto, desta vez com participação de técnicos dos governos federal, estadual e municipais, além dos consórcios públicos.

Na avaliação do presidente da Assomasul a queda nos repasses constitucionais da União tem dificultado o cumprimento de várias obrigações pelos municípios e isso, segundo ele, afeta também a execução dos planos previstos na Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

Conforme Douglas, cada plano para acabar com lixões custa, em média, entre R$ 300 mil e R$ 400 mil e os municípios não têm condições de investir. “É impossível cumprir essa obrigação sem dinheiro do Governo federal. As finanças municipais estão em frangalhos”, disse.

Moka destacou a parceria dos municípios com o Ministério do Meio Ambiente e considera essencial que os planos comecem a ser executados rapidamente para que sejam concluídos a tempo. Ele alertou, ainda, que os recursos serão liberados somente às cidades que apresentarem planos de gestão.

Nos siga no Google Notícias