ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Moka critica demora do Congresso em avaliar vetos presidenciais

Gabriel Neris | 05/12/2012 15:17
Waldemir Moka durante reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (Foto: Divulgação)
Waldemir Moka durante reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (Foto: Divulgação)

O senador Waldemir Moka (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (5) que o Congresso Nacional precisa exercer sua função de apreciar os vetos presidenciais para que o processo legislativo seja concluído na elaboração das leis. A declaração foi feita durante reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

O parlamentar argumentou que há centenas de vetos do Executivo para serem apreciados. “A Constituição diz que o Congresso deve elaborar as leis, cabendo ao Executivo decidir pela sanção ou pelo veto total ou parcial. E determina que o veto seja apreciado pelo Congresso, que pode mantê-lo ou derrubá-lo, e isso não vem ocorrendo”, alertou.

Moka contou com o apoio do senador Paulo Paim (PT-RS). “Há vários projetos vetados como o que prevê aumento para os aposentados, e não estamos fazendo nossa parte”, disse.

As críticas pela demora do Congresso em votar vetos do Executivo também foram engrossadas pela senadora Ana Amélia (PP-RS). “Passamos vários anos discutindo matérias relevantes e as aprovamos. Mas aí o Executivo veta e o assunto fica parado. Temos de reagir”, afirmou.

O senador sul-mato-grossense articula com o senador Wellington Dias (PT-PI) a apresentação de requerimento pedindo urgência na apreciação do veto da presidente à distribuição dos royalties do petróleo. “Temos de votar. Mantido ou não o veto, o processo democrático terá sido concluído”, reforçou.

Nos siga no Google Notícias