ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Moka destaca importância das cooperativas de crédito em evento do Banco Central

Nyelder Rodrigues | 31/10/2012 20:03

O senador sul-mato-grossense Waldemir Moka (PMDB) participou na segunda-feira (29) em Porto Alegre (RS) do 4º Fórum sobre Inclusão Financeira, onde foi anunciada a criação do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Durante a abertura do evento, Moka, que é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, destacou a função das cooperativas de crédito em regiões não atendidas pelo sistema financeiro, beneficiando pequenos e médios produtores.

Segundo o senador, as cooperativas atingiram 5,8 milhões de associados em 2011, sendo que 70% dos empréstimos são de valores abaixo de R$ 5 mil, provando que o cooperativismo de crédito tem maior capacidade de distribuição de volume na carteira de crédito rural e microfinanças.

Além do senador sul-mato-grossense, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e o presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, também participaram do evento.

Fundo garantidor – Segundo Tombini, o Fundo tem como objetivo garantir os depósitos em cooperativas de crédito, além de apoiar operações de assistência e suporte financeiro. O novo fundo terá abrangência nacional, será independente e vai contar com a participação de todas as cooperativas de crédito que captam depósitos, além de bancos cooperativos.

Nos siga no Google Notícias