ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Política

Moka diz que não briga por cargo na Mesa do Senado se houver algum pretendente

Edmir Conceição | 14/11/2011 16:34

Senador diz que foi comunicado pelo líder do PMDB, Renan Calheiros, de que seria indicado para a 2ª vice-presidência, mas não reivindicou cargo e nem quer disputar se houver outro pretendente

Senador Waldemir Moka: sem pretensão nenhum de ocupar cargo na Mesa do Senado. (Foto: Agência Senado)
Senador Waldemir Moka: sem pretensão nenhum de ocupar cargo na Mesa do Senado. (Foto: Agência Senado)

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) disse ao Campo Grande News que não reivindicou e nem quer disputar o cargo de 2º vice-presidente na Mesa do Senado. A vaga está aberta em razão da saída do senador Wilson Santiago (PMDB-PB) para dar posse ao tucano Cássio Cunha Lima (PB). Segundo Moka, não existe corrida pelo cargo dentro da bancada.

O líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), disse a Moka que o PMDB pretende indicá-lo. Em resposta, o senador sul-mato-grossense disse que aceitaria, mas desde que não haja nenhum outro pretendente.

“Eu disse ao senador Renan que não pretendo ocupar nenhum cargo de gestão ou direção, minha atuação é mais voltada à atividade legislativa, estou muito concentrado nos projetos, incluindo aí o Código Florestal. Sou Se houver outro nome eu abro mão”, disse Moka.

Waldemir Moka afirmou ter estranhado a notícia de que haveria disputa dentro do PMDB para a vaga deixada por Wilson Santiago. A 2ª Vice-Presidência do Senado é indicação do PMDB e cabe a bancada preencher a vaga. “Insisto que não disputo cargo nenhum, se alguém tiver pretensão, abro mão da indicação”, afirmou.

O nome indicado pela bancada do PMDB para a vaga deve ser comunicado à Mesa até quarta-feira, para votação em plenário. Wilson Santiago deixou o mandato por força de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de que a Lei da Ficha Limpa, que havia impedido a posse de Cunha Lima, não se aplica às eleições de 2010.

Na formação da Mesa do Senado, prevalece a regra da proporcionalidade das bancadas. O PMDB detém a Presidência e a 2ª Vice-Presidência, além de uma Suplência. Ao PT, que é a segunda maior bancada, foram destinadas a 1ª Vice-Presidência e 1ª Secretaria.

Nos siga no Google Notícias