ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Moka quer mutirão nacional para melhorar condições sanitárias no país

Edmir Conceição | 31/08/2011 17:10
Senador Waldemir Moka (PMDB-MS), em discurso na tribuna do Senado.
Senador Waldemir Moka (PMDB-MS), em discurso na tribuna do Senado.

Um mutirão nacional com participação das três esferas governamentais para elevar o padrão de saneamento básico, tratamento de água e destinação adequada ao lixo em todo país, melhorando assim a saúde da população. Foi o que propôs nesta quarta-feira (31), em Plenário, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), lembrando que cada real gasto em saneamento básico significa a economia de outros quatro reais em saúde pública.

"Eu sou médico e a minha formação me permite afirmar que a maior parte dos problemas de saúde que afetam as crianças é causada pelas más condições em que elas vivem, como falta de água tratada, esgoto e tratamento inadequado do lixo", declarou.

Waldemir Moka observou que o saneamento básico, especialmente nos grandes centros urbanos, que concentram 84% da população do país, não tem sido tratado com a devida atenção, como prioridade.

De acordo com o parlamentar, dados divulgados no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, realizada entre 2000 e 2008, revelaram que perto de 35 milhões de pessoas, equivalente a 18% da população brasileira, viviam em cidades sem nenhum tratamento de esgoto. Pior: apenas quatro em cada dez domicílios brasileiros tinham acesso à rede geral de esgoto.

Na maioria dos municípios, o lixo recebia destinação imprópria, os rios não tinham a devida drenagem, e a maioria dos habitantes não estavam sem acesso à rede geral de água, conforme o documento.

Waldemir Moka avalia que a condição do país de grande economia mundial não condiz com problemas graves de saúde da maioria da população e com gastos de milhões de reais em assistência médica por falta de infraestrutura de saneamento básico.

- Os prefeitos sabem que se não houver tratamento adequado do lixo, eles vão sofrer sanção por isso, mas têm que ter recursos, e os prefeitos têm que ter acesso a esses recursos. E o governo da União tem que se responsabilizar por eles - ponderou.

Como exemplo de política pública acertada, Moka citou a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, que conta hoje com 70% da população é atendida com serviços de saneamento básico, acesso à água potável e lixo tratado. No caso da água, 90% da população são atendidos, percentual muito superior à média nacional, de 44%. O resultado, declarou o parlamentar, é uma população infantil com saúde

(Com informações da Assessoria de Imprensa do senador)

Nos siga no Google Notícias