ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Moka quer priorizar crédito do produtor nas falências

Redação | 03/04/2009 12:32

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB-MS) apresentou projeto de lei que prevê mudança na ordem de recebimento de créditos em caso de falência.

Ele defende que os produtores rurais passem a figurar em segundo lugar, depois do pagamento das dívidas trabalhistas. A Lei 11.101/2005 regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência de empresas.

Pela legislação atual, os valores devidos são pagos primeiramente a questões trabalhistas, a créditos com garantia real até o limite do valor do bem e dívidas tributárias, entre outras prioridades.

"O projeto visa assegurar a participação do produtor rural nos processos de falência, de forma a garantir o recebimento dos créditos referentes aos produtos entregues e não pagos", enfatiza o parlamentar.

De acordo com Moka, que integra a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, em alguns setores da cadeia do agronegócio - notadamente na pecuária de leite e de corte, no sistema integrado de criação de aves e suínos, ou no fornecimento de cana-de-açúcar às usinas -, o produtor rural entrega sua produção e recebe o pagamento a prazo, atuando na prática como financiador do capital de giro das empresas que beneficiam e comercializam seus produtos.

"A falência de uma dessas empresas pode ter consequências devastadoras sobre determinada região ou cadeia produtiva, uma vez que, caso o produtor não receba o seu pagamento, dificilmente terá condições de preparar-se para a próxima safra e honrar suas obrigações junto a empregados e financiadores", argumenta o deputado.

Moka enfatiza que a crise mundial já afeta o setor, com o fechamento de várias unidades frigoríficas no país e a redução das exportações de carnes e grãos.

Inferiorizado

Nos siga no Google Notícias