ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Moka reúne entidades policiais para debater PEC que unifica polícias

Francisco Júnior | 13/03/2012 16:45

Participaram da reunião entidades representativas da Polícia Federal, Polícia Civil, da Polícia Militar e dos Bombeiros

Senador em reunião com entidades representativas da Polícia Federal, Polícia Civil, da Polícia Militar e dos Bombeiros (Foto: Divulgação)
Senador em reunião com entidades representativas da Polícia Federal, Polícia Civil, da Polícia Militar e dos Bombeiros (Foto: Divulgação)

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), relator da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 102, se reuniu nesta terça-feira (13) com representantes dos diversos segmentos da Segurança Pública para discutir a proposta que permite a unificação das polícias no país.

Participaram da reunião entidades representativas da Polícia Federal, Polícia Civil, da Polícia Militar e dos Bombeiros.

Proposta pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), a PEC faculta à União, ao Distrito Federal e aos Estados a adoção de polícia única, cujas atribuições congregam as funções de polícia judiciária, apuração de infrações penais, polícia ostensiva, administrativa e de preservação da ordem pública.

Estabelece ainda que a remuneração dos agentes públicos integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares terá assegurado piso nacional a ser fixado em lei federal, que disciplinará fundo nacional, com participação da União, dos Estados e dos municípios, visando a sua suplementação, bem como a vinculação de percentuais do orçamento.

O relator pretende realizar vários encontros com representantes das categorias, além de promover audiências públicas em todos os Estados.

O senador deu prazo de 30 dias para que representantes das polícias apresentem sugestões para subsidiar a elaboração do parecer. Moka informou que ouvirá ainda o Ministério da Justiça, Ministério Público e sobretudo a sociedade civil.

Nos siga no Google Notícias