ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Moka sugere subcomissão para debater financiamento da saúde pública

Nícholas Vasconcelos | 06/03/2013 14:56
Senador defendeu a criação de comissão para discutir financiamento público da saúde. (Foto: Divulgação)
Senador defendeu a criação de comissão para discutir financiamento público da saúde. (Foto: Divulgação)

O presidente da CAS (Comissão de Assuntos Sociais CAS), senador Waldemir Moka (PMDB), sugeriu nesta quarta-feira (6) a criação de uma subcomissão para discutir o financiamento do sistema público de saúde. O assunto foi debatido hoje durante a reunião de abertura da comissão.

Na avaliação do senador, o processo de financiamento está entre os principais problemas enfrentados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde a sua criação pela Constituição Federal de 1988. Ele lembrou que, tomando por base o gasto médio mundial, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o emprego de pelo menos 5, 5% PIB (Produto Interno Bruto) de cada país com saúde publica. No entanto, o valor destinado no Brasil é de 3,7%.

"Se fosse gastar o percentual recomendado, a saúde publica brasileira precisaria de mais 60 bilhões de reais", disse.

Moka lembrou que estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que o gasto privado com saúde é maior que o público. Segundo o levantamento, o gasto público foi de R$ 645,27 por pessoa, enquanto o privado chegou a R$ 835,65 por pessoa, com diferença de quase 30%.

Moka lembrou que a queda no investimento público ao longo dos anos levou à criação de medidas emergenciais, como a cobrança da CPMF, o chamado imposto sobre os cheques.

"Defendo que há a necessidade de melhorar a gestão dos recursos, além de garantir um maior financiamento para a saúde pública brasileira", comentou.

No exame da proposta da regulamentação da Emenda 29, que definiu há dois anos os gastos típicos de saúde, o senador Paulo Davim (PV/RN) disse que defendeu mudar a regra para que o governo federal investisse pelo menos 10% de suas receitas com a área. Na votação, no entanto, foi mantida a regra atual, pela qual o governo federal deve aplicar o montante do ano anterior mais a variação do PIB. Também sem alteração, os estados ficam obrigados a gastar 12% de suas receitas e os municípios 15%.

Já o senador Humberto Costa (PT/PE) defendeu que, assim como a questão do financiamento da saúde, outros dois temas, já abordados por projetos em tramitação, entrem na pauta de debates do ano: o trabalho médico e a criação da Lei de Responsabilidade Sanitária.

Nos siga no Google Notícias