ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Moradores cobram sinalização em região que até vereador se acidentou

Kleber Clajus | 25/02/2015 13:28
Vereadores ouviram hoje reivindicações de moradores da região do Jardim Bonança (Foto: Marcelo Calazans)
Vereadores ouviram hoje reivindicações de moradores da região do Jardim Bonança (Foto: Marcelo Calazans)
Representante dos moradores do Bonança, Nair Ayala cobrou engenheiro para resolver falhas de drenagem no bairro (Foto: Marcelo Calazans)
Representante dos moradores do Bonança, Nair Ayala cobrou engenheiro para resolver falhas de drenagem no bairro (Foto: Marcelo Calazans)

Sinalização, drenagem e limpeza foram as principais reivindicações de moradores, nesta quarta-feira (25), durante sessão comunitária no Jardim Bonança, em Campo Grande. A ausência de placas e pintura em cruzamentos, inclusive, já fez várias vítimas, dentre elas um vereador.

Alcides Gutemberg, líder comunitário do Jardim União, criticou escolha da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) em sinalizar o entorno de escola privada na Rua Albert Sabin, em detrimento da Escola Estadual José Antônio Pereira que fica próxima e nem faixa de pedestres possui.

“Filho de rico não pode correr risco, mas o do pobre que se dane?”, questionou aos 16 dos 29 vereadores presentes no evento.

Dentre as vítimas da ausência de sinalização se inclui o vereador Eduardo Romero (PT do B). Ele sofreu acidente, em novembro de 2013, no cruzamento das ruas José Rosa e da Pátria. O carro teve perda total e invadiu uma conveniência, após ser atingido por uma motorista que não parou no local. Contudo, conforme o parlamentar, nada mudou por “falta de prioridades” da equipe de trânsito da Prefeitura e não foi por falta de pedir.

Inundações também tem sido dor de cabeça de quem vive no Jardim Bonança. A presidente da associação de moradores, Nair Ayala, apontou como área mais crítica trecho entre a Rua Pedro Dourados dos Santos com a Presidente Nereu. “É intransitável e as casas ficam alagadas, levando a perda de móveis dos moradores. As bocas de lobo também estão cheias de entulho e exalam mau cheiro”, comentou, cobrando em documento aos vereadores presença de um engenheiro para apontar soluções.

O mato no entorno da Escola Estadual 11 de Outubro, local onde ocorreu a primeira sessão comunitária do ano, sinaliza também a falta de limpeza no bairro. A estudante Lorraine de Almeida fez questão de lembrar sobre a necessidade de correção do problema, além do reforço necessário em segurança que poderia ter evitado que ela própria fosse assaltada por duas vezes na saída da escola.

Obras paradas – Atraso na conclusão de obras também foi lembrado por lideranças comunitárias. O presidente da associação de moradores do Oliveira I e II, Éder Carlos Oliveira, cobrou término de posto de saúde que completa três anos com obras paralisadas em 2 de abril.

Já a representante do Coophavilla II, Maria Bernardete, fez memória a Praça da Juventude. O local, no Bairro Serra Azul, tinha investimento de R$ 1,2 milhão e a conclusão da obra já foi cobrada em sessão comunitária em agosto de 2013.

Resposta rápida – Mesmo que as reivindicações sejam encaminhadas para que a Prefeitura solucione, Carla Stephanini (PMDB) relembra que a administração pública precisa ser “mais célere e eficiente na resposta as demandas”.

Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), reforçou que as demandas são básicas e não complexas para saírem do campo das promessas e partirem para a efetiva correção dos problemas.

O mesmo posicionamento tem o presidente da Casa de Leis, Mario Cesar (PDMB), que prefere respostas em serviços do que somente no papel. “Os pedidos são factíveis e de fácil resolução”.

Nos siga no Google Notícias