ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Moradores denunciam, e Força Aérea deve apoiar preservação dos rios de Bonito

Ludyney Moura | 08/07/2014 19:02
Comandante da Aeronáutica discute com promotor de Bonito e deputado estadual atuação da Força Aérea na região de Bonito. (Foto: Divulgação)
Comandante da Aeronáutica discute com promotor de Bonito e deputado estadual atuação da Força Aérea na região de Bonito. (Foto: Divulgação)

Moradores do município de Bonito, distante 257 km da Capital e principal destino turístico de Mato Grosso do Sul, denunciaram ao MPE (Ministério Público Estadual) que produtores rurais estão realizando o plantio de lavouras de soja às margens dos rios de águas cristalinas, localizados na Serra da Bodoquena.

Em parceria com o deputado estadual Paulo Corrêa (PR), o promotor de justiça Luciano Furtado Loubet, da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito, solicitou hoje (8) apoio da Força Aérea Brasileira para fazer um levantamento mais preciso das plantações irregulares.

O comandante da Base Aérea de Campo Grande, tenente-coronel-aviador Potiguara Vieira Campos, se colocou à disposição do promotor e do parlamentar, e destacou a iniciativa que, segundo ele, é importante para preservar a região.

O promotor de justiça, um dos principais defensores dos mananciais cristalinos do município do interior, já realizou na região um trabalho de conscientização voltado para produtores e arrendatários de terra, para chamar a atenção para o cumprimento da Lei de Águas Cristalinas, de autoria de Corrêa, que restringi algumas atividades nas margens dos rios, e estipula uma faixa de proteção de 150 metros de largura em cada lado, onde só é permitido a agricultura e apicultura.

Os militares devem sobrevoar a região da Serra da Bodoquena e identificar, nas margens dos rios da Prata, Formoso, Peixe e Aquidaban, onde estão ocorrendo as invasões. O deputado republicano afirma que um novo projeto de lei foi apresentado para impedir que aconteça o turvamento das águas límpidas e o assoreamento dos rios.

Nos siga no Google Notícias