ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

Moradores lotam sessão comunitária para cobrar vereadores "olho no olho"

Jéssica Benitez | 21/08/2013 12:47
População vai em peso {à sessão comunitária reivindicar melhorias (Foto: Jéssica Benitez)
População vai em peso {à sessão comunitária reivindicar melhorias (Foto: Jéssica Benitez)

A 10ª edição do projeto “Sessão Comunitária” no bairro Coophavila II foi, de longe, uma das mais lotadas desde o início deste ano. Os moradores foram em peso ao encontro dos vereadores em busca de tonar a voz da população mais ativa diante do Legislativo. Munidos de cartazes solicitando asfalto, sinalização e melhorias em geral, inúmeras pessoas de diversos bairros foram na manhã desta quarta-feira na Associação dos Moradores do Coophavila II.

Cerca de 30 moradores do Tarumã foram à sessão em busca da continuação do asfalto nas ruas do bairro. A dona de casa Delci Valente, 59 anos, demonstrou ter valentia não só no nome, mas também nas veias. “Moro há 37 anos lá e somente algumas partes do bairro está asfaltada. Viemos aqui reivindicar melhorias que foram prometidas em época de campanha”, disse.

O mototaxista Eder Carlos é presidente dos bairros Oliveiras I e II. Cansado de ir à Agetran (Agencia Municipal de Transporte e Trânsito), ele foi à sessão para solicitar instalação de redutor de velocidade no cruzamento da Rua João Ribeiro Guimarães com a Avenida Lúdio Martins Coelho.

“Já sabemos que a Kátia (diretora a agência) disse que não vai instalar travessia elevada, mas algo tem de ser feito porque em menos de dois anos ocorreram três óbitos e 220 acidentes no local”, finalizou. Sozinha, a dona de casa Marinel Sena, 49 anos, foi ao encontro dos vereadores em busca de asfalto para o bairro Ouro Verde.

Ela reclama que somente a linha do ônibus é asfaltada. “A gente almoça, janta, come poeira o tempo inteiro”, reclamou. A mulher mora na Rua Pedro Gomes e explicou que somente metade da via tem asfalto. “Aí ao invés de completar o asfalto, eles tiraram o trajeto do ônibus onde está no chão puro”, disse indignada.

Geração Protesto – Outro ponto bastante marcante na sessão foi a presença de crianças incentivadas pelas próprias professoras. Alunos da escola Paulo Tarso, do Jardim Kellen, produziram cartazes e foram atrás de seus direitos. O colégio fica em uma rua sem asfalto e, por sugestão da diretora Marilene Machado, eles foram à sessão.

Na direção da escola há 13 anos, ela contou ao Campo Grande News, sem citar nomes, que em 2009 um vereador que estava presente prometeu que, no máximo, em 2010 o asfalto chegaria ao bairro. “Já estamos em 2013 e nada aconteceu. Vim aqui hoje para cobrá-lo olhando nos olhos”, finalizou.

Alunos também foram em busca de asfalto para rua da escola
Alunos também foram em busca de asfalto para rua da escola

A professora Elis Mesquita, 37 anos, faz questão de incentivar os alunos. “E ideia partiu da direção, reunimos os alunos e os pais e confeccionamos os cartazes. Eles têm que crescer exigindo seus devidos direitos”, explicou. A educadora pediu, em especial, mais atenção à Praça da Juventude, também no bairro kellen.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Mario Cesar (PMDB), esse é o real objetivo do projeto uma vez que a população geralmente não vai à Casa de Leis para acompanhar o trabalho. “Porque a concepção que a sociedade tem é a de que a gente não trabalha. E isso é também para desmistificar a fala do prefeito que diz que atrapalhamos a gestão da cidade”, declarou.

O peemedebista contou que a intenção é embarcar na onda dos protestos e ir às universidades de Campo Grande com o projeto. “Queremos ir às universidades porque sabemos que os jovens foram ativos nos protestos. Queremos quebrar a imagem de que só saímos nas ruas em época de campanha”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias